sábado, 7 de setembro de 2024
Setor de serviços tem a oitava queda seguida no estado

Setor de serviços tem a oitava queda seguida no estado

De acordo com o IBGE, de todos os períodos comparados em Goiás, foi registrado resultado positivo apenas no acumulado de 12 meses

14 de maio de 2024

Atividades de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio registraram queda de 12,8% em março

O volume de serviços prestados em Goiás registrou discreta queda de -0,2% em março último. Contudo, trata-se da oitava retração seguida. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, caiu 6,3%, primeiro recuo após 37 altas seguidas. E no acumulado do ano está negativo em 1,9%.

Segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (14/5) pelo IBGE. O único resultado positivo foi que o volume de serviços prestados no estado registrou alta de 4,2% no acumulado em 12 meses, considerando até março último.

A variação negativa de 6,3% em março, em relação ao mesmo mês do ano passado, é explicada pela queda em duas das cinco atividades investigadas. São elas: transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-12,8%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (-9,6%).

Em sentido oposto, servindo de contrapeso para as quedas do mês, os serviços prestados às famílias (5,8%); serviços de informação e comunicação (6,1%); e outros serviços (0,6%) avançaram, com destaque para o segundo, que já acumula alta de 7,7% nos meses de janeiro a março do ano corrente.

Turismo

Em março de 2024, o volume de atividades turísticas em Goiás caiu 3,3% em relação a fevereiro de 2024. Na comparação com março de 2023, a queda foi 9,2%, a sexta consecutiva, o que puxou o acumulado em 12 meses para o negativo (-2,9%).

Regionalmente, na comparação com fevereiro, cinco dos 12 locais pesquisados registraram expansão, sendo a mais relevante na Bahia (9,8%), seguida por Santa Catarina (4,5%) e Paraná (2,6%). Em sentido oposto, São Paulo (-1,6%), seguido por Distrito Federal (-6,2%) e Rio de Janeiro (-0,8%) tiveram os principais recuos.

Leia também: Total de empresas de serviços é recorde em Goiás

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.