sábado, 7 de setembro de 2024
Italac e Piracanjuba crescem na preferência dos brasileiros

Italac e Piracanjuba crescem na preferência dos brasileiros

Ranking Kantar Brand Footprint 2024, com base nas vendas realizadas em 2023, destacam as duas marcas goianas.

21 de maio de 2024

A Piracanjuba saltou da 11ª para a 9ª colocação, avançando duas posições.

Duas marcas goianas, Italac e Piracanjuba, estão entre as 50 mais escolhidas pelos brasileiros dentro do lar. É que mostra o Ranking Kantar Brand Footprint 2024, com base nas vendas realizadas em 2023. Aliás, estão entre as 10 marcas mais preferidas pelo consumidor brasileiro.

A Italac conquistou o quarto lugar, ganhando uma posição em relação ao ranking de 2023. Nesta edição, alcançou 464 milhões de Consumer Reach Point (CRP). Ou seja: escolhida 464 milhões de vezes pelos brasileiros em 2023, estando presente em mais casas com mais categorias e submarcas.

A Piracanjuba saltou da 11ª para a 9ª colocação, avançando duas posições. Ela obteve 288 milhões de CRPs. Portanto, escolhida 288 milhões de vezes pela população brasileira no ano passado.

A liderança absoluta é da Coca-Cola, pelo 12º ano consecutivo. Nesta edição, se tornou a primeira marca a alcançar o patamar de 610 milhões de CRPs.

Ypê, com 589 milhões de CPRs, foi a segunda colocada. Perdigão, que aparece no terceiro lugar, e Seara, na quinta posição, tiveram seu crescimento baseado no aumento de frequência da categoria.

O indicador multiplica o número de indivíduos de um país pelo percentual de compradores (penetração) de uma determinada marca e pelo número de interações (frequência) com a marca em um ano.

Sobre as empresas

Fundada em 1996, em Corumbaíba, no Sul de Goiás, com o nome de Goiásminas, a Italac é uma das principais empresas de lácteos do Brasil. Tem capacidade de processamento de 7 milhões de litros de leite por dia. O faturamento chega a quase R$ 5 bilhões por ano.

Tem mais de 100 produtos comercializados em cerca de 20 mil pontos de vendas em todo o País. A Italac possui fábricas, postos de captação e produção em Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rondônia, Pará, Rio Grande do Sul e Paraná.

A Piracanjuba, uma das marcas do Laticínios Bela Vista, começou em 1955, também no interior de Goiás. Hoje está presente em 78% dos lares brasileiros. O grupo reúne ainda a marca LeitBom e as licenciadas Almond Breeeze, Ninho e Molico (leite longa vida).

Com quase 4 mil colaboradores, mantém operação em sete fábricas próprias, produzindo alimentos que são comercializados nacionalmente.

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.