sábado, 7 de setembro de 2024
Faturamento de franquias goianas cresce quase 28%

Faturamento de franquias goianas cresce quase 28%

O faturamento do setor de franquias foi de R$ 2 bilhões no primeiro trimestre deste ano em Goiás.

13 de junho de 2024

O segmento de Saúde, Beleza e Bem Estar em Goiás teve faturamento de R$ 565,4 milhões

O faturamento do setor de franquias foi de R$ 2,043 bilhões no primeiro trimestre deste ano em Goiás. Um crescimento de 27,7% em comparação ao mesmo período do ano passado, que chegou a R$ 1,6 bilhão.

Segundo informações da Pesquisa Trimestral de Desempenho divulgada nesta quinta-feira (13/6) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O segmento que mais se destacou em faturamento no Estado foi o de saúde, beleza e bem-estar, com R$ 565,4 milhões, crescimento de 15,2%. Em segundo lugar ficou o de serviços e outros negócios (R$ 368,7 milhões), mas com aumento de 59,6%.

A terceira posição coube ao segmento de alimentação e food service (R$ 305,9 milhões), com alta de 23,1%.

Em relação ao crescimento das operações, os setores que registraram maior expansão foram limpeza e conservação, serviços e outros negócios, comunicação, informática e eletrônicos.

Lojas e empregos

Já em número de unidades, o mercado goiano fechou o terceiro trimestre com 6.286 operações. Trata-se de um aumento de 7,1% em relação ao mesmo período do ano passado, que totalizava 5.868 unidades.

O segmento de serviços e outros negócios continua líder, com 1.670 unidades. Seguido por saúde, beleza e bem-estar (1.184) e alimentação e food service (932).

O setor de franquias em Goiás totalizou 53.919 pessoas empregadas nos três primeiros meses deste ano. Isto equivale a uma alta de 7,4% no número de empregos diretos gerados em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Brasil

O mercado brasileiro de franquias registrou crescimento nominal de 19,1% no 1º trimestre de 2024 ante o mesmo período do ano passado. O faturamento do setor passou de R$ 50,8 bilhões para R$ 60,5 bilhões.

No acumulado de 12 meses, houve crescimento de 14,3%, com o faturamento passando de R$ 218,962 bilhões para R$ 250,367 bilhões.

Conforme a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o crescimento é resultado de fatores sazonais e do forte desempenho dos segmentos de alimentação (tanto comércio e distribuição, quanto food service) e serviços e outros negócios.

Saiba mais: Goiânia é a 19ª em expansão de franquias

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

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