sábado, 7 de setembro de 2024
Indicadores industriais pioram em maio, diz CNI

Indicadores industriais pioram em maio, diz CNI

Os dados da Sondagem Industrial começam a refletir os impactos dos eventos climáticos ocorridos no Rio Grande do Sul.

19 de junho de 2024

Os principais indicadores da indústria brasileira recuaram em maio. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que houve recuo na produção, no emprego industrial e nos níveis de estoques no quinto mês do ano.

Os dados da Sondagem Industrial, divulgada nesta quarta-feira (19/6), começam a refletir os impactos dos eventos climáticos ocorridos no Rio Grande do Sul.

O índice de evolução da produção industrial caiu de 51,2 para 47,4 pontos na transição de abril para maio. Após dois meses mostrando avanço da produção, o índice se encontra abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que significa queda na produção.

A CNI explica em nota que o movimento de recuo da produção é comum para os meses de maio. No entanto, ele se mostrou mais intenso e disseminado neste ano.

Ressalta também que teve influência, principalmente, pela queda da produção na região Sul. Com as fortes chuvas e enchentes, o índice para a região atingiu 39,6 pontos em maio.

Emprego

O índice de evolução do número de empregados também ficou abaixo da linha de 50 pontos em maio. O indicador recuou de 50,1 pontos para 49 pontos na passagem do quarto para o quinto mês do ano. Passou a mostrar queda no número de empregados após três meses.

Os indicadores também revelam redução do emprego, ainda que mais branda, nas regiões Sudeste e Nordeste – embora próximos, os indicadores se encontram abaixo da linha dos 50 pontos.

Em linha com o recuo na produção, houve queda de 1 ponto percentual na Utilização da Capacidade Instalada, que atingiu 69% no período. Esse recuo também foi altamente influenciado pelo resultado do Sul. A região teve queda de 9 p.p., para 63% no uso da capacidade.

Leia também: Indústria goiana cresce mais de 12% em apenas um mês

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.