sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Vendas de imóveis pelo MCMV dobram em Goiânia e Aparecida

Vendas de imóveis pelo MCMV dobram em Goiânia e Aparecida

A venda de apartamentos do segmento do Minha Casa, Minha Vida em Goiânia e Aparecida teve aumento de 111% neste ano.

23 de junho de 2024

A venda de apartamentos do segmento do Minha Casa, Minha Vida em Goiânia e Aparecida teve aumento de 111% neste ano. Saltou de 218 unidades, no primeiro trimestre de 2023, para 460 no mesmo período de 2024. Inclusive, um crescimento quatro vezes maior que a média nacional. Os lançamentos, no mesmo período, passaram de 240 para 424, incremento de 76%.

No Brasil, as vendas realizadas por meio do programa MCMV totalizaram 31.407 unidades no 1º trimestre de 2024 no Brasil. Um aumento de 21,3% em relação ao 1º trimestre de 2023 (25.882). Os números são do Instituto de Pesquisa Brain Inteligência Estratégica e da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO).

A ampliação do teto de financiamento pelo programa de habitação do governo federal tem possibilitado a aquisição de imóveis pelas classes de menor renda em áreas mais valorizadas.

Além da elevação do limite de aquisição, que passou para R$ 350 mil aos beneficiários que se enquadram na faixa 3 (renda familiar até R$ 8 mil). Tudo isto já se reflete no aumento do número de imóveis lançados e vendidos pelo MCMV.

Benefícios

As pessoas com faixa de renda enquadráveis no MCMV passaram a ter acesso facilitado a moradias localizadas em bairros mais centrais. E com melhor infraestrutura urbana. “Toda a infraestrutura, como sistemas de transporte público, abastecimento de água e afastamento de esgoto já existem e estão adequadamente dimensionados”, explica o especialista Caio Diniz Lopes, gerente comercial da Vega Incorporações.

Além disso, as distâncias percorridas no dia a dia são reduzidas consideravelmente, diminuindo os custos com o transporte e o tempo necessário para os deslocamentos. “As pessoas passam a ter a oportunidade de adquirir imóveis próximos a hospitais, terminais de ônibus, postos de combustíveis, supermercados, padarias, bancos, shoppings e dos espaços de lazer e de práticas esportivas, como praças e parques”, enfatiza Caio Diniz.

Segundo o especialista, uma família que antes da elevação do teto de financiamento do programa só conseguiria comprar um imóvel no bairro Garavelo, em Aparecida de Goiânia, passa a poder comprar um imóvel em bairros considerados mais nobres e com alto potencial de valorização, como o Parque Amazônia e a Vila Rosa, em Goiânia, próximos ao Buriti Shopping e ao Parque Cascavel.

“Se do Garavelo ao Buriti o deslocamento dura em torno de 30 minutos em períodos de trânsito intenso, considerando o retorno para o local de origem, há um ganho de tempo de aproximadamente 1 hora, além de um consumo bem menor de combustível”, exemplifica.

Saiba mais: Imóveis: Goiânia lidera valorização no país

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.