sábado, 7 de setembro de 2024
Setor de serviços fica estável em maio, diz IBGE

Setor de serviços fica estável em maio, diz IBGE

O volume de serviços prestados subiu apenas 0,2% em Goiás, acompanhando o desempenho nacional

12 de julho de 2024

Conforme o IBGE, os serviços profissionais, administrativos e complementares caíram 5,7% no mês de maio em Goiás

O volume do setor de serviços em Goiás ficou estável (0,2%) em maio, após alta de 2,1% registrada em abril. Também se manteve estável na comparação com o mesmo mês do ano passado. O desempenho no estado acompanha o ritmo nacional.

Com as oscilações registradas no ano, a variação acumulada até o momento é de 0,1%, enquanto no período de 12 meses é de 3,8%. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

De acordo com o IBGE, a estabilidade é explicada pelo equilíbrio entre altas e quedas das cinco atividades investigadas. Registraram altas os serviços prestados às famílias (14,7%), outros serviços (11,8%) e serviços de informação e comunicação (1%).

Em sentido oposto, tiveram quedas no mês os serviços profissionais, administrativos e complementares (-5,7%) e os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-3,2%). Ambas as atividades apresentaram acumulados negativos no ano, -6,9% e -1,8%, respectivamente.

Atividades turísticas

Em maio de 2024, o volume de atividades turísticas em Goiás subiu 0,9% em relação a abril de 2024, que já havia crescido 5,7%, na série com ajuste sazonal. Entretanto, na comparação com maio de 2023, caiu 2,5%, a oitava queda consecutiva. Isso levou o acumulado no ano para o patamar negativo (-6,7%).

Em termos regionais, 6 dos 12 locais pesquisados tiveram retração. Se no setor de serviços como um todo, a análise para o Rio Grande do Sul precisará de mais tempo, no turismo, o mês de maio já teve impacto. A influência negativa mais relevante ficou com o estado gaúcho, com queda de 32,3%.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.