sexta-feira, 25 de outubro de 2024
Ferramentas gratuitas de IA do Sebrae ajudam empreendedores

Ferramentas gratuitas de IA do Sebrae ajudam empreendedores

A plataforma se chama LIS e estará disponível no site do Sebrae quando for concluído o processo de nacionalização

10 de agosto de 2024

Daniel Daher: “A plataforma conta com todas as informações de dados necessários para responder a qualquer questionamento relacionado a negócios em geral”

O Sebrae Santa Catarina desenvolveu uma ferramenta com o auxílio da Inteligência Artificial, que está em processo de nacionalização, para ajudar a desburocratizar o acesso à informação que antes tinha que ser obtida exclusivamente com um analista.

A ferramenta ainda não está disponível no site do Sebrae. Ela se chama LIS -acrônimo de Learning Intelligence System. A plataforma está sendo apresentada na Amarê Fashion, que se encerra neste sábado (9/8), no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.

A plataforma conta com todas as informações de dados necessários para responder a qualquer questionamento relacionado a negócios em geral, conforme o Daniel Daher, gerente da Tecnologia da Informação do Sebrae Goiás.

“É um sistema, uma plataforma que foi treinada com a base de dados que o Sebrae tem disponível. Ou seja, o Sebrae possui dados não só de empreendedores, mas das micro e pequenas empresas. São dados econômicos e uma série de informações que foram computados e inseridos na plataforma LIS, para que ela consiga responder dúvidas que às vezes estão recorrentes”, explica.

Acesso remoto

Daniel conta ainda que, quando concluído o processo de nacionalização, essas informações estarão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Desse modo, será possível o acesso remoto de qualquer resposta para qualquer dúvida. Elas são voltadas para qualquer segmento. Também pontua que, apesar de ser uma plataforma nova, ela passará por aperfeiçoamento e sempre novos dados serão inseridos para ajudar os empreendedores.

“Os sistemas de inteligência artificial são sistemas que aprendem com o uso. Então, à medida que ele vai sendo treinado com as informações, ele vai respondendo e vai se aperfeiçoando mais. Então, pretendemos utilizar, lógico, os instrumentos de medição, do retorno, dos feedbacks que recebemos. Praticamente em todo atendimento prestado, temos um sistema de avaliação por parte do cliente. Então, não vai ser diferente no caso de entendermos se a modificação é efetiva e se está ajudando as pessoas”, reforça.

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