segunda-feira, 16 de setembro de 2024
Leilão da concessão da Rota Verde está previsto para dezembro

Leilão da concessão da Rota Verde está previsto para dezembro

Concessão abrange trechos da BR-060/452/GO e tem importância estratégica para o escoamento da produção agrícola na região Centro-Oeste.

29 de agosto de 2024

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou nesta quinta-feira (29) a concessão da Rota Verde, em Goiás. Com isto, se prevê o lançamento do edital até a próxima semana, o que garante a realização do leilão em 12 de dezembro.

A Rota Verde abrange o contorno de Goiânia até a interligação com a BR-153/GO, se estende pela BR-060 até Rio Verde. E, de lá, pela BR-452, até Itumbiara. O trecho a ser concedido tem extensão de 426,2 km e beneficia uma população de 2,1 milhões de pessoas.

A concessão deve trazer melhorias para as duas rodovias na ordem de R$ 6,8 bilhões. Sendo R$ 4 bilhões para obras de infraestrutura e R$ 2,8 bilhões para serviços operacionais. Cerca de 57,4 mil empregos diretos e indiretos devem ser gerados. O prazo da concessão é de 30 anos.

Ao todo, nas obras de ampliação de capacidade, estão previstos 31,1 quilômetros de duplicação, 20 km de faixas adicionais em pistas duplas e 102,7 km de faixas adicionais em pistas simples, além da construção de pedágios.

Em obras de melhoria, estão no projeto 28,9 km de vias marginais, 6 retornos em U, 10 retornos em X, 11 rotatórias alongadas, 161 acessos e 36 paradas de ônibus. Além de 14 passarelas, dispositivos especiais, barragens acústicas, passagens de fauna e caixas de contenção de produtos perigosos.

Escoamento

Conforme o Ministério dos Transportes, é um trajeto essencial para o escoamento de produtos agrícolas e de bens manufaturados. Já que Rio Verde ocupa a posição de 2º maior produtor de grãos do Brasil e o primeiro lugar no estado. A cidade também se destaca pelo plantel bovino, avícola e suíno, além de abrigar grandes indústrias.

O leilão se dará pelo critério da menor tarifa, pelo qual a empresa que apresentar maior percentual de desconto sobre a tarifa básica de pedágio leva o ativo. O contrato ainda prevê tarifas diferenciadas para pistas simples e duplas como um mecanismo de incentivo para ampliação da capacidade assim como descontos progressivos para usuários frequentes. O prazo da concessão é de 30 anos.

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