segunda-feira, 16 de setembro de 2024
Mulheres ganham espaços no ramo automotivo em Goiás

Mulheres ganham espaços no ramo automotivo em Goiás

Empreendedoras goianas montam seus próprios negócios e obtêm êxito em ramo antes dominado por homens.

6 de setembro de 2024

Ana Maria é dona de uma oficina mecânica no Setor Pedro Ludovico: “Foi o início do processo de empreendedorismo ”

De maneira gradativa, mulheres têm tomando espaços em lugares onde, majoritariamente, prevaleciam os homens. Um bom exemplo disso são as mais diversas empreendedoras do ramo automotivo. Superando o preconceito, elas conseguiram dar uma nova roupagem ao negócio e levar confiabilidade para mais mulheres usufruírem desses serviços. 

É o caso da Ana Maíra Coelho, dona de uma oficina mecânica localizada no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia. Que tem o Selo Oficina Amiga da Mulher, conquistado após uma mudança radical promovida no local que, até então, estava sob a administração do marido da empresária. As mudanças vão desde o espaço físico até o tratamento dos mecânicos para com as clientes. 

“Fizemos uma sala de espera climatizada, adaptada para mães que querem trazer crianças. O banheiro tem trocador. Tem material de higiene pessoal para a mulher. São alguns diferenciais que a gente fez para trazer o aconchego para a mulher um ambiente que é totalmente masculinizado”, destaca. 

Apesar do sucesso, Ana Maria conta que o início não foi fácil, com clientes e funcionários duvidando do seu potencial para administrar o local. Atualmente, realiza cerca de 60 atendimentos por mês. Apesar do público masculino ainda ser grande entre os clientes, Ana destaca que muitas esposas se sentem confortáveis para levar o veículo e esperarem o conserto. 

“Eu posso dizer que hoje a gente já tem de 35% a 40% de público feminino. Que hoje as esposas já sentem segurança em trazer o carro, ao invés de pedir só para o marido trazer na oficina. Então a gente vai mudando essa questão”, destaca. 

Perseverança

Elisangela Colodino foi outra mulher que conquistou o seu espaço e viu o lucro do negócio aumentar cinco vezes mais. Ela comanda uma empresa que fabrica suspensão automotiva à base de borracha feita através de um sistema usinado. 

A empresária está há sete anos no negócio e precisou reestruturá-lo após ser abandonada pelos sócios e ficar responsável, sozinha, por sanar prejuízo de mais de R$ 500 mil. Viu a virada de chave acontecer depois de trabalhar durante 17 anos em destinação de resíduos em uma fábrica de pneus. Foi o início do processo de empreendedorismo. 

Elisangela explica que o diferencial das suspensões que fabrica é o fato dela ser feita de borracha de pneus que geralmente não andam em estradas, como os das empilhadeiras, e fazer o reprocessamento dessa matéria-prima. Tudo isso levou ela a sair de uma área de 800 metros para um parque industrial de 10 mil metros quadrados em Abadia de Goiás, na Grande Goiânia. 

Conforme a empresária, a maior dificuldade de tudo foi conseguir a confiança dos seus clientes. “Eu tive que aprender cada vez mais de peça, porque é um mercado 100% masculino. Ninguém te dá moral se você não conhece e, mais ainda, se é uma mulher furando essa bolha. Então, eu passei a entender muito de mecânica, muito de aplicação de peças. Eu fui atrás, o que eu não sabia de linha de produção, eu fui aprender, estudar sobre linha de produção”, destaca. 

Elisangela Colodino: “Eu tive que aprender cada vez mais de peça, porque é um mercado 100% masculino

Mudanças 

Além da mudança de espaço, Elisângela conseguiu ver o faturamento aumentar cinco vezes mais após quitar o seu prejuízo. Atualmente, ela conta com 24 funcionários – entre contratados e terceirizados – e mais seis representantes que fazem a revenda para grandes distribuidores. As peças já estão presentes nas cinco regiões brasileiras. 

“Mulheres entendem de mecânica, sim! E a gente tem que saber que, em qualquer mercado que você for dominar, você tem que entender. Eu fui a fundo, eu estudei para quebrar essa lei de preconceito e passei a ter o respeito dos meus clientes” , destaca. 

Cenário

Dados do Sebrae mostram que as mulheres já representam cerca de 34% dos donos de negócios no Brasil, com um aumento significativo nos últimos anos. Em Goiás, o número de mulheres empreendedoras no estado cresceu 20% nos últimos cinco anos. Em Goiânia, cerca de 40% dos micro e pequenos negócios são liderados por mulheres. 

Pensando nisso, a maior feira de negócios e tecnologia do setor automotivo do Centro-Oeste, a Expo Peças 2024, busca promover um espaço inclusivo e cria o Espaço Mulher. Um ambiente dedicado às mulheres empreendedoras do setor automotivo.

Além disso, uma programação foi cuidadosamente elaborada para abordar temas de interesse e relevância para o público feminino. O evento acontece até sábado (7/9), no Centro de Convenções de Goiânia.

A diretora da Expo Peças, Aline Miranda, destaca a importância dessa iniciativa: “Queremos que as mulheres se sintam acolhidas e representadas no ambiente da Expo Peças. O Espaço Mulher foi pensado para ser um local de troca de experiências, onde as participantes podem discutir suas ideias e desafios, além de desfrutar de atividades que envolvem toda a família.”

Saiba mais: Goiás: 10% das mulheres são empreendedoras

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