quinta-feira, 24 de outubro de 2024
Comércio goiano prevê abrir 12 mil vagas temporárias

Comércio goiano prevê abrir 12 mil vagas temporárias

O número é 11% maior do que o registrado em 2023. Mas mão-de-obra especializada ainda é a maior dificuldade dos lojistas.

14 de outubro de 2024

Na região da 44, em Goiânia, a expectativa é que sejam criadas mais de 7 mil vagas temporárias.

O comércio goiano prevê a abertura de 12 mil vagas temporárias de outubro até o final deste ano. Desse total, 7 mil serão na Região da 44 e as outras 5 mil estão nas estimativas do Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás. É 11% maior em relação a 2023. No entanto, 12,5% menor que o total de vagas abertas em 2022.

As vagas abertas neste ano são, principalmente, para vendedor, operador de caixa, balconista, atendente, estoquista, empacotador, entre outras. Segundo levantamento do Sindilojas-GO ao EMPREENDER EM GOIÁS.

Na região da 44, as 5 mil vagas são para os mais diversos cargos, como costureira, cortador, vendedora, auxiliar de serviços gerais, entre outros. De acordo com o presidente da AER44, Sérgio Naves, a expectativa é de que a região receba mais de 3,5 milhões de visitantes neste fim de ano.

“Esse aumento no número de compradores atacadistas já é perceptível e promete se intensificar em outubro. Quando revendedores de moda de várias partes do Brasil vêm para a 44 conhecer as novidades e já montar seus estoques de fim de ano. Depois, em novembro e dezembro, começa o movimento do nosso varejo de fim de ano, que tem crescido ano após ano”, explica.

Dificuldades

De acordo com o presidente do Sindilojas-GO, Cristiano Caixeta, a redução da oferta pode ser explicada por um motivo: a dificuldade que os lojistas têm enfrentado para preencherem as próprias vagas efetivas.

“Essa dificuldade não é exclusiva do comércio varejista. O setor produtivo, em geral, tem registrado a procura pelo emprego formal recuar nos últimos anos. A saída que nós temos, enquanto empresários, é tentar reter os talentos ‘pratas da casa’ investindo, inclusive, em capacitação, que se torna um diferencial para os próprios currículos desses profissionais já efetivados”, destaca.

Cristiano destaca ainda que o treinamento é uma vantagem para os trabalhadores temporários, já que a taxa de contratação quando o candidato mostra preparo para o cargo chega a 80%. Para isso, a entidade está percorrendo cerca de 70 cidades com palestras gratuitas, destinadas a aprimorar o atendimento prestado aos consumidores.

Mais de 3,8 mil profissionais efetivos e candidatos a trabalho temporário já receberam o treinamento gratuitamente, informa o Sindilojas-GO. A próxima palestra agendada para Goiânia ocorrerá na segunda quinzena de outubro, na sede do Sindilojas-GO, no Setor Sul.

Saiba mais: Comércio goiano tem nono mês de crescimento consecutivo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.