sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Logística reversa: Goiás ultrapassa metas

Logística reversa: Goiás ultrapassa metas

Programa identificou a produção de 117 mil toneladas de recicláveis em Goiás. Destas, 58,7 mil foram recuperadas.

17 de outubro de 2024

O governo de Goiás criou o programa Recicla Goiás, em abril de 2023, que regulamentou o processo de logística reversa no estado. No primeiro ciclo de monitoramento (2020 a 2023), identificou a produção de 117 mil toneladas de recicláveis. Destas, 58,7 mil foram recuperadas. A meta estabelecida era de 22%. Mas Goiás conseguiu superar em todos os tipos de materiais: papel (41,2%), metal (37,2%), plástico (31,1%) e vidro (25,9%).

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, classificou o programa integrado como o mais importante do Estado. A iniciativa envolve, além da Semad, as secretarias da Retomada, Cultura; Educação; Comunicação; Indústria e Comércio; e Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Famílias que estavam em vulnerabilidade, morando em lixões, hoje estão estruturadas e tendo direito ao crédito que vem da logística reversa”, explicou o secretário estadual da Retomada, César Moura.

Ele citou como exemplo o Incubacoop Catadores, projeto que oferece suporte a trabalhadores da reciclagem. No primeiro ano, a iniciativa recebeu quase R$ 1 milhão em investimentos do Goiás Social. Com visitas a 56 municípios e 422 capacitações. Sendo 186 contemplados com Crédito Social e 18 cooperativas estruturadas em 16 cidades.

Lixo eletrônico

Outra iniciativa é o programa Sukatech. Coleta equipamentos eletrônicos, recondiciona e doa a instituições filantrópicas ou públicas, além de formar pessoas de baixa renda em cursos de tecnologia.

Recolheu 667 toneladas de “lixo eletrônico”, o que permitiu levar inclusão digital a 109 entidades. Além disso, certificou mais de 1,5 mil alunos, além de 11,7 mil impactados por campanhas educacionais.

Saiba mais: OCB/GO anuncia R$ 300 mil para cooperativas de reciclagem

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.