terça-feira, 22 de outubro de 2024
Estado e Fieg vão oferecer cursos gratuitos com 2 mil vagas

Estado e Fieg vão oferecer cursos gratuitos com 2 mil vagas

Mil vagas são para cursos presenciais na área da construção civil, as outras mil estão distribuídas em diversos setores, na modalidade EaD

22 de outubro de 2024

O objetivo da realização dos cursos é aumentar a empregabilidade no estado de Goiás

Duas mil vagas para participação em cursos de qualificação profissional serão oferecidas pelo Governo de Goiás e pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Para tanto, protocolo de intenções será assinado nesta quarta-feira (23), às 11 horas, na Casa da Indústria, com a presença do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha Caiado.

Na área da construção civil, serão oferecidas mil vagas para os cursos de pedreiro, gesseiro para sistemas de drywall, instalador hidráulico, assentador de piso e pintor de obras imobiliárias. São cursos de 160 horas que serão ministrados na unidade Senai Vila Canaã, em Goiânia.

Já o restante das vagas será na modalidade Ensino a Distância (EaD), com a oferta de 50 cursos, carga horária de 160 a 320 horas, nas áreas Automotiva, Gráfica e Mídias Digitais, Gestão, Alimentos e Bebidas, Meio Ambiente, Química e Segurança do Trabalho, entre outros.

Demanda

A iniciativa partiu da demanda por mão de obra qualificada para a construção civil, detectada pelo Programa Mais Empregos. A gestão estadual buscou parceria da Fieg, por meio do Senai, para contratar os cursos necessários e oferecer à população de forma gratuita.

O Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO) estima 5 mil vagas abertas na Grande Goiânia e fará a ponte entre os trabalhadores qualificados e as empresas que precisam contratar.

Para a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, a iniciativa reforça a missão do programa em dar condições para que as pessoas em vulnerabilidade deixem a condição de pobreza por meio do trabalho e da capacitação profissional. 

“Um governo não pode tudo, mas pode muito, e quando nós oferecemos as ferramentas para que essas pessoas progridam e recuperem a dignidade através do trabalho, estamos realmente promovendo transformações de vida”, destacou.

Inscrições

Os interessados poderão fazer a inscrição presencialmente no Senai Vila Canaã (Rua Professor Lázaro Costa, n. 348, Vila Canaã), na Central Mais Empregos (Avenida Araguaia, esquina com a Rua 15, Centro). Também podem fazer por meio de um hotsite que será divulgado na cerimônia de assinatura do protocolo de intenções. O início das aulas está previsto para o dia 18 de novembro.

Ao disponibilizar essas oportunidades de qualificação gratuita, o objetivo do governo é aumentar a empregabilidade no estado de Goiás, com foco especial nos trabalhadores que estão desempregados e/ou em vulnerabilidade socioeconômica. Há previsão de abrir turmas em unidades do Senai no interior do estado em 2025, na segunda fase do programa.

Importância

“Sabemos da necessidade de mão de obra qualificada para a construção civil e escolhemos cursos que vão atender a maior demanda atualmente. Nossa expectativa é de qualificar muitas mulheres nesses cursos”, pontua o secretário da Retomada, César Moura.

Para o presidente em exercício da Fieg, André Rocha, a parceria reforça a importância de investir em formação profissional como ferramenta para promover a inclusão social e impulsionar o crescimento de Goiás, especialmente na área da construção civil. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.