O número de prestadores de serviços turísticos que atuam de forma legal em Goiás passou de 1.280, em 2019, para 8.200 em 2024.
O número de prestadores de serviços turísticos que atuam de forma legal em Goiás passou de 1.280, em 2019, para 8.200 em 2024. Portanto, um aumento de 540%. Este resultado levou o estado ao 7º lugar no ranking nacional em cadastros de prestadores de serviços turísticos regularizados no Ministério do Turismo. E no 1º lugar na região Centro-Oeste.
O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos é o sistema de profissionais e empresas que integram a cadeia do Turismo, executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os estados.
Representa a formalização das empresas, além de ser a garantia de que elas estão operando de acordo com a legislação. O documento é ainda uma importante fonte de consulta para o turista, garantindo maior segurança na escolha dos prestadores de serviços.
A iniciativa também traz benefícios às empresa e profissionais do setor. Isso porque, ao se cadastrar, passam a contar com diversas vantagens e oportunidades de negócios. Como acesso a programas governamentais, incluindo cursos de qualificação, apoio em feiras e eventos, visibilidade nos canais de divulgação da Goiás Turismo. E, ainda, acesso a financiamento por meio de bancos oficiais.
O registro também é uma das exigências para a inclusão e a permanência de um município no Mapa do Turismo Brasileiro.