terça-feira, 30 de setembro de 2025
Intenção de consumo cai em fevereiro

Intenção de consumo cai em fevereiro

Pesquisa da CNC revela que as famílias de maior renda estão mais cautelosas ao consumir.

20 de fevereiro de 2025

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou queda de 0,2% no índice em fevereiro, chegando aos 104,5 pontos, já descontados os efeitos sazonais. Segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (20/2) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No comparativo com fevereiro de 2024, a variação anual da ICF sofreu queda de 1,1%.

Os dados da CNC revelam que as famílias de maior renda estão mais cautelosas ao consumir. Tendência também notada entre aquelas que ganham menos de dez salários mínimos mensais: a intenção de compra reduziu 0,5% e 0,2%, respectivamente, em relação ao mês anterior.

O subindicador Perspectiva de Consumo, que mensura a percepção dos entrevistados sobre o seu próprio consumo a médio prazo (nos próximos três meses), caiu nos dois grupos: 2,2% e 1%, respectivamente.

“As famílias já sentem dificuldade em adquirir bens duráveis neste início de ano. Apesar do cenário desafiador, há um esforço em manter o padrão de consumo. No entanto, o comércio já deve sentir a redução das vendas nos próximos meses”, afirma o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

Juros

O subindicador “acesso ao crédito” mostrou que as famílias de maior renda registraram queda de 0,4%. E que as com rendimentos menores apresentaram aumento de 0,4%.

“Isso deixa claro que as famílias sentem o impacto dos juros altos, principalmente os consumidores de maior renda, que estão sendo os mais afetados pela seletividade do crédito”, explica o economista-chefe da CNC, Felipe Tavares.

Conforme a pesquisa, depois de quatro meses de baixas, os consumidores mostraram mais otimismo em relação às oportunidades profissionais. O emprego atual, que mede a satisfação com o trabalho, apresentou alta de 0,2%. A perspectiva profissional, que mede a percepção do trabalhador sobre o cenário de oportunidades profissionais a médio prazo, teve o quinto crescimento seguido, de 0,4%.

Saiba também: Confira as principais queixas dos consumidores brasileiros

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.