Criada em 2019, a NOSC Biscoitos Amanteigados traz receita caseira com ingredientes 100% naturais e vende para 5 estados.
Um casal goiano tem ganhado espaço nas prateleiras dos mercados com uma receita natural de biscoitos amanteigados. José Wellington e Consuelo de Jesus criaram a NOSC Biscoitos Amanteigados a partir de uma receita da matriarca da família como alternativa para o filho que possui restrição alimentar.
Produzidos inicialmente apenas para consumo familiar, os biscoitos passaram a chamar a atenção de parentes, amigos e vizinhos. Com a boa aceitação, o casal decidiu transformar a receita em negócio. “Quando nossas filhas mais velhas saíram para estudar fora, sugeri que minha esposa começasse a vender o biscoito. Todo mundo que provava elogiava”, relembra.
Com marca registrada, a produção começou no fim de 2019. Mas parou na pandemia e retomada em 2022. Desde então, a empresa vem estruturando sua atuação no mercado de alimentos saudáveis e artesanais.
A produção é realizada em uma pequena fábrica em Goiânia. A estrutura, em pleno funcionamento, tem capacidade para fabricar até 500 caixas de 280 gramas e 700 pacotes de biscoitos de 120 gramas por dia.
Os produtos são feitos com manteiga, sem conservantes ou gorduras vegetais, e têm castanhas como base da massa. “Nosso produto é 100% integral. A castanha está na massa, não só como cobertura. Não usamos farinha branca, margarina, nem aditivos químicos”, afirma José.
A linha atual tem sete sabores: castanha-do-brasil, castanha de caju, castanha de baru (específica do Cerrado), amêndoa, nozes, pistache e cacau com castanha de caju. A empresa atua em um nicho de mercado e está presente em empórios especializados em cinco estados: Goiás, São Paulo, Distrito Federal, Alagoas e Mato Grosso.
José Wellington destaca que há tratativas para que os biscoitos sejam revendidos em outros estados, mas conta sobre as barreiras encontradas para realizar a apresentação do produto a potenciais revendedores.
“Entrar nestes mercados não é fácil. Às vezes, demoramos mais de um ano para conseguir uma reunião. Tem lugares, por exemplo, que só consegui depois de muita insistência. Quando provaram, fizeram o pedido na hora”, destaca José.
Uma alternativa para isso é a consolidação da plataforma online para que os clientes possam adquirir o produto em qualquer lugar do Brasil e do mundo. O site www.lojanosc.com já está pronto e a expectativa, segundo José, é que ele seja lançado nas próximas semanas.
O empresário conta ainda que a empresa tem parceria com a Apex Brasil e já enviou produtos para eventos internacionais. Um dos desafios para exportação é o prazo de validade. Atualmente, os biscoitos têm seis meses, devido ao fato de serem livres de conservantes.
“Para exportar por navio, querem validade de um ano. Isso exigiria mudar a fórmula, o que não queremos. Estamos buscando outras alternativas logísticas”, explica.
José conta ainda que a NOSC planeja crescer de forma gradual e já possui mais de 30 produtos em desenvolvimento, incluindo novas combinações de castanhas, pastas e cookies. “Todos os futuros lançamentos vão seguir o mesmo padrão: sem conservantes e com castanhas na base da receita”, finaliza o empresário.
Esses biscoitos são absolutamente deliciosos.
Sempre compro.
Recomendo.