Maior fabricante de etanol de grãos do país, empresa vai construir usina em Rio Verde, anuncia o governador Caiado.
O Grupo Inpasa vai investir R$ 2,5 bilhões na sua primeira unidade em Goiás, no município de Rio Verde. Segundo anúncio realizado nesta terça-feira (15/7) pelo governador Ronaldo Caiado, que chefia uma missão comercial no Japão. Ele recebeu a confirmação diretamente do CEO da empresa, José Lopes.
Fundada em 2006 no Paraguai, e presente no Brasil desde 2018, a Inpasa é a maior biorrefinaria de etanol de grãos do país. Atualmente, com operações em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A usina de Rio Verde terá capacidade operacional que permite o processamento de 35 mil toneladas de milho e sorgo por dia. E a armazenagem de 6,2 milhões de toneladas de grãos. O investimento para a construção de uma refinaria deve gerar 1 mil empregos diretos e outros 2 mil indiretos.
Em uma videoconferência com o CEO da Inpasa, Caiado celebrou a escolha por Goiás e destacou que a empresa vai comprar parte da produção goiana de milho para o processamento de etanol.
“Essa instalação em Rio Verde vai gerar milhares de empregos e ainda absorver, só da safra goiana, mais de 2 milhões de toneladas de milho. Isso é desenvolvimento, tecnologia, emprego”, enfatizou o governador.
Entre as vantagens apresentadas à companhia estão a infraestrutura local de logística, com rodovias duplicadas e em bom estado de conservação; o parque industrial estruturado; e a oferta de mão de obra qualificada.