sexta-feira, 15 de agosto de 2025
94% da população brasileira está bancarizada

94% da população brasileira está bancarizada

Brasileiros têm, em média, seis contas bancárias, segundo pesquisa.

22 de julho de 2025

Esse avanço expressivo pode ser atribuído, principalmente, à popularização do Pix

O Brasil acaba de atingir um novo marco na inclusão financeira da população. De acordo com o mais recente Estudo de Experiência Digital, elaborado pela empresa de tecnologia idwall, 94% dos brasileiros estão bancarizados. Com uma média de 6,3 contas bancárias por pessoa.

Esse avanço expressivo pode ser atribuído, principalmente, à popularização do Pix e ao fortalecimento das instituições financeiras digitais. Além disso, o crescimento das fintechs tornou o acesso a serviços bancários mais simples, rápido e acessível.

O levantamento, que ouviu 4.421 pessoas, analisou 21 instituições financeiras — sendo 11 bancos digitais e 10 tradicionais. Como resultado, identificou-se que 87% dos entrevistados possuem conta em banco digital, e 42,5% usam exclusivamente esse tipo de instituição. Esse é, até o momento, o maior índice já registrado.

Segurança digital

Por outro lado, mesmo com a adesão em massa aos serviços online, a segurança digital ainda é o principal critério para a maioria dos usuários. Conforme aponta o estudo, 67,6% dos brasileiros priorizam a segurança ao escolher uma instituição financeira.

Além disso, 90,5% dos participantes afirmaram que o celular é o dispositivo mais seguro para transações bancárias. Entretanto, a realidade revela um alerta: uma pesquisa da Febraban indica que 39% dos brasileiros já sofreram algum tipo de golpe ou tentativa de fraude em suas contas.

Tradicionais x fintechs

Apesar de todo esse crescimento do setor digital, os bancos tradicionais ainda lideram como conta principal para 51,3% da população. Em contrapartida, observa-se uma tendência de migração gradual para as instituições digitais, especialmente entre os jovens e os usuários mais conectados.

Portanto, o cenário indica uma convivência entre modelos bancários, com crescente protagonismo das plataformas digitais.

Saiba também: Cooperativas de crédito crescem 21% em Goiás

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.