O setor agropecuário em Goiás apresentou crescimento na geração de empregos formais entre janeiro e maio de 2025. De acordo com dados do Novo Caged, validados pelo Instituto Mauro Borges (IMB), foram registradas 46.759 admissões no total. Um aumento de 6,4% em relação ao mesmo período de 2024.
As atividades ligadas à agricultura e pecuária responderam por 41,3 mil novos postos de trabalho. Isto equivale a cerca de 88,3% das admissões no período. O bom desempenho desse segmento contribuiu para que Goiás liderasse, no acumulado de janeiro a maio, o crescimento proporcional de empregos formais no Brasil.
O estado registrou aumento de 3,5% no total de vínculos ativos, superando as médias do Centro-Oeste (3,2%) e do país (2,2%). Com base nos resultados apresentados e no ritmo atual de contratações, a expectativa é de que Goiás encerre 2025 com um saldo de empregos formais no campo superior ao registrado em 2024.
“O crescimento das contratações na agropecuária resulta de políticas públicas implementadas para fortalecer as cadeias produtivas. A expansão da assistência técnica, o acesso facilitado ao crédito rural e os programas de apoio à produção têm criado um ambiente favorável”, destacou Glaucilene Carvalho, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.