terça-feira, 12 de agosto de 2025
Indústria goiana mantém desempenho positivo no 1º semestre

Indústria goiana mantém desempenho positivo no 1º semestre

No acumulado do ano, a produção industrial de Goiás cresceu 0,8% no primeiro semestre.

8 de agosto de 2025

Indústria de alimentos tem se destacado na produção neste ano em Goiás

Apesar de um recuo de -1,7% em junho na série com ajuste sazonal, a indústria goiana apresentou sinais de resiliência no primeiro semestre de 2025. Segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgados pelo IBGE.

Na comparação com junho de 2024, houve crescimento de 0,1% na produção, resultado sustentado pelo avanço de seis dos 13 setores investigados.

Entre as atividades com maior influência positiva, destacaram-se fabricação de produtos alimentícios (+7,1%), confecção de artigos do vestuário e acessórios (+49,3%) e indústrias extrativas (+19,1%).

Essas áreas compensaram parcialmente as quedas mais acentuadas, como a fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (-18,8%) e fabricação de máquinas e equipamentos (-60,6%).

Acumulado do ano

No acumulado do ano, a produção industrial de Goiás cresceu 0,8% no primeiro semestre, ainda que o acumulado em 12 meses permaneça ligeiramente negativo (-0,2%). Para analistas, o desempenho mostra que setores estratégicos ligados ao agronegócio e ao consumo interno vêm sustentando a atividade, mesmo diante de oscilações conjunturais.

No cenário nacional, a produção industrial também variou positivamente em 0,1% frente a maio, interrompendo dois meses seguidos de queda. No acumulado de 2025, a indústria brasileira avançou 1,2%, e em 12 meses, 2,4%.

Entre os 15 locais pesquisados, sete registraram alta em junho, com destaque para Pernambuco (+5,1%) e Minas Gerais (+2,8%).

A queda mais elevada em junho ocorreu no Espírito Santo (-5,8%). Também houve resultados negativos no Mato Grosso (-2,2%) e Pará (-1,9%), entre outros estados.

Saiba mais: Indústria farmacêutica deve crescer 30% até 2027

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.