Das mais de 23 mil startups ativas na América Latina, cerca de 3,5 mil são fintechs — empresas do setor financeiro baseadas em modernas tecnologias. Só no Brasil, que lidera o número de empresas desse tipo no continente, existem 1,7 mil fintechs. Além disso, 51% da geração Z já utiliza serviços oferecidos por essas empresas inovadoras.
O setor vem atraindo cada vez mais recursos. Somente na última década, as fintechs brasileiras receberam mais de US$ 10 bilhões em investimentos. O destaque vai para o último trimestre de 2024, que registrou o melhor desempenho dos últimos 30 meses.
Outro dado relevante é que 43,5% dos unicórnios (startups com valor acima de R$ 1 bilhão) na América Latina são fintechs. Esse cenário reforça a força e a relevância desse modelo de negócio na economia contemporânea.
Dentro desse panorama promissor, Goiás se consolida como participante ativo do ecossistema de inovação. A Valori, fintech com sede em Goiânia e especializada no setor de pagamentos, já processou mais de R$ 30 bilhões desde sua criação, há seis anos.
Atualmente, a empresa movimenta cerca de R$ 5 bilhões por ano e atende mais de 4 mil clientes em mais de 190 cidades. Esses números a colocam como a maior empresa de meios de pagamento do Centro-Oeste. A meta para os próximos anos é expandir sua atuação para novos estados, conquistando mais clientes por meio de parcerias estratégicas.
Segundo o CEO e sócio Anderson Almeida, que lidera a fintech ao lado de outros cinco empresários, a missão sempre foi clara: transformar o mercado de meios de pagamento. Embora o foco principal sejam clientes pessoa jurídica, consumidores pessoa física também fazem parte da base.
Anderson destaca que os fundadores “conheciam profundamente as dores do empresário brasileiro, desde a burocracia até a falta de autonomia nas soluções tradicionais”. Por isso, decidiram criar uma “estrutura robusta, escalável e acessível, sem abrir mão de uma experiência humanizada e próxima”.
Atualmente, a Valori conta com um time de 70 colaboradores. O atendimento é um dos diferenciais mais valorizados pela empresa. Sua plataforma de pagamentos oferece conta digital, transferências, boletos, extratos e movimentações em tempo real. Além disso, dispõe de logística própria e parcelamento estendido em até 21 vezes.
O crescimento da fintech goiana ocorreu, em grande parte, de forma orgânica. Vendedores locais, nos municípios em que a Valori passou a atuar, foram fundamentais para apresentar a solução às empresas.
Outro modelo de negócio adotado é o White Label. Nesse formato, empresas que já possuem licença tecnológica podem utilizar toda a infraestrutura da Valori, aplicando apenas a sua própria marca.