Corredor logístico deve garantir mais eficiência no transporte de regiões produtoras de Goiás e Mato Grosso com portos do Sudeste e Norte.
O Consórcio Rota Agro Brasil, representado pela corretora Planner, saiu vencedor nesta quinta-feira (14/8) no leilão de concessão das rodovias BR-060 e BR-364, que ligam Rio Verde (GO) a Rondonópolis (MT). O grupo apresentou desconto de 19,7% na tarifa básica de pedágio, garantindo a proposta mais competitiva, após 22 lances na fase de viva-voz.
O contrato de 30 anos de concessão prevê R$ 7,3 bilhões em investimentos diretos para modernizar 490 quilômetros de rodovias. Trechos que cortam importantes polos agroindustriais, como Jataí, Santa Rita do Araguaia e Alto do Araguaia.
As BR-060 e BR-364 são eixos fundamentais do escoamento de soja, milho, carnes e insumos agrícolas. Movimentam diariamente milhares de toneladas de cargas essenciais. Com a modernização, o corredor logístico vai garantir mais eficiência no transporte entre áreas produtoras do Centro-Oeste e os portos das regiões Sudeste e Norte.
Além das obras físicas, a concessão prevê atendimento médico e mecânico 24 horas, monitoramento por câmeras e sistemas inteligentes de gestão de tráfego. Do montante previsto, R$ 4,4 bilhões serão aplicados em CAPEX (investimento em bens e melhorias) e R$ 2,8 bilhões em OPEX (operação e manutenção).
De acordo com especialistas, a concessão vai reduzir o tempo de viagem, diminuir custos logísticos e aumentar a segurança nas estradas, beneficiando produtores rurais, transportadoras, indústrias e consumidores. O ganho de eficiência no transporte pode gerar impactos positivos diretos na economia regional e no fluxo de exportações.
O diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, destacou que o leilão reflete uma política de Estado. “Começou a virar rotina nossa presença na B3 para realização de leilões. Com a duplicação, os serviços operacionais e os PPDs previstos, vamos garantir infraestrutura moderna e condições mais seguras e humanas para quem leva as riquezas do Brasil”, afirmou.
Ele enfatizou ainda que, com a assinatura do contrato, Goiás e Mato Grosso devem vivenciar nos próximos anos uma transformação significativa em sua infraestrutura logística, reforçando a vocação do Centro-Oeste como potência agroindustrial e exportadora.