O prefeito Sandro Mabel anunciou nesta terça-feira (19/8) que pretende transformar a administração pública de Goiânia em uma estrutura mais moderna, ágil e eficiente. Objetiva reduzir a burocracia enfrentada por quem deseja empreender na capital.
“Precisamos modernizar a prefeitura, acabar com o excesso de processos e atrasos. Muitos empresários querem abrir um negócio, mas não conseguem as licenças necessárias e acabam quebrando. Isso é muito triste”, afirmou.
Sandro Mabel recebeu um relatório elaborado pelo Sebrae Goiás sobre simplificação e desburocratização dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas em Goiânia. O estudo, realizado entre maio e junho deste ano, traz um diagnóstico completo da gestão municipal.
O documento reúne mapeamento de fluxos administrativos e apresenta sugestões para modernizar os serviços públicos. Além de facilitar a vida do empreendedor e impulsionar o ambiente de negócios na capital goiana.
Entre as propostas estão: redução de etapas burocráticas; eliminação de retrabalhos; integração digital dos serviços; padronização de rotinas administrativas; auditorias contínuas; e fluxos automáticos de atendimento.
De acordo com o relatório, Goiânia lidera a taxa de empreendedorismo no Centro-Oeste, com mais de 295 mil empresas ativas. O crescimento foi expressivo na última década: entre 2015 e 2025, o número de microempreendedores individuais (MEIs) saltou de 41 mil para mais de 138 mil, um aumento de 234%, segundo dados do Sebrae Goiás.
“Construímos esse processo para auxiliar no mapeamento e na criação de fluxos simplificados. O relatório será continuamente atualizado em parceria com a prefeitura, para facilitar ainda mais a vida do empreendedor”, destacou Allan Máximo, gestor de Políticas Públicas do Sebrae Goiás.
Além das novas propostas, a atual gestão garante que já colocou em prática avanços importantes. O secretário municipal de Eficiência, Fernando Peternella, lembrou da criação do alvará provisório, que reduziu etapas de fiscalização.
“Já conseguimos várias melhorias. Há cerca de 90 dias implantamos o alvará provisório, que era uma grande demanda dos empresários. Nesta semana, também começaremos a receber o licenciamento ambiental de forma totalmente digital”, afirmou Peternella.
Para Mabel, a parceria entre a Prefeitura e o Sebrae é essencial para o desenvolvimento da economia local. “A simplificação é fundamental. Esse trabalho conjunto é para melhorar a vida do empreendedor e criar condições de sucesso para quem gera emprego e renda em Goiânia”, reforçou o prefeito.