sexta-feira, 22 de agosto de 2025
Casal goiano inova ao fabricar sacolas reutilizáveis

Casal goiano inova ao fabricar sacolas reutilizáveis

A Neobag já produziu e vendeu 10 milhões de sacolas reutilizáveis e para mais de 6 mil clientes no Brasil.

22 de agosto de 2025

Henrique Carvalho : “Cada unidade da Neobag pode substituir até cinco sacolas plásticas em um único uso”

Henrique Carvalho sempre demonstrou espírito empreendedor. Ainda aos 12 anos, já vendia vasilhas plásticas de porta em porta e, com o passar dos anos, passou a investir no agronegócio brasileiro, atuando na criação de gado, frango de corte e produção de grãos em Goiás, Pará e Bahia.

Essa experiência, por sua vez, abriu portas para relações comerciais com a China e, a partir daí, surgiu a ideia de fundar a Neobag, uma empresa goiana inovadora que fabrica sacolas reutilizáveis para delivery.

A Neobag nasceu de um pedido da esposa de Henrique, Jhulie Calgarotto, que também sonhava em empreender. Assim, o negócio ganhou forma e já se destaca no mercado, prevendo faturar R$ 120 milhões em 2026 — valor três vezes maior que a projeção para 2025, acima de R$ 35 milhões.

Diferenciais no mercado

Henrique define a Neobag como a “única empresa do mundo” que une sustentabilidade e experiência de consumo no delivery. Suas sacolas são produzidas em TNT com lâmina de alumínio interna, soldadas para evitar vazamentos e com capacidade de até 10 quilos.

Além disso, outro grande diferencial é a personalização gratuita do layout, permitindo que o cliente visualize sua marca aplicada antes da compra. Essa prática inédita no mercado gráfico fortalece a identidade visual das empresas que utilizam o produto.

Em apenas um ano e meio de operação, a Neobag já produziu cerca de 10 milhões de sacolas reutilizáveis e conquistou mais de 6 mil clientes em todo o Brasil. Entre os parceiros estão marcas de grande porte, como Ambev (Zé Delivery), Swift, JBS, BRF, Sadia, Superfrango e Bacio di Latte.

O investimento inicial foi de R$ 1 milhão. Entretanto, devido ao potencial do negócio, o aporte já ultrapassa R$ 20 milhões. Atualmente, a empresa emprega cerca de 80 colaboradores e aposta fortemente em tecnologia e logística para sustentar a expansão.

Expansão para supermercados

Além do setor de delivery, a Neobag iniciou em 2025 um projeto para fornecer suas sacolas reutilizáveis às redes de supermercados brasileiras. O produto, com preço médio de R$ 3, já está disponível em redes como Bretas, Tatico, Barão, Ven ká, Ponto Final e Super Couto.

Dessa forma, a empresa amplia sua presença e reforça a importância da conscientização sobre o reuso. Além disso, investe em logística expressa, garantindo entregas em até 10 dias úteis e preparando uma estrutura nacional para atender clientes em até 72 horas.

Paralelamente, negocia parcerias estratégicas com grandes players, como o iFood, para ampliar sua atuação no setor de alimentação.

Sustentabilidade

De acordo com o Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida), o Brasil consome cerca de 13 bilhões de sacolas plásticas por ano, o que representa aproximadamente 60 unidades por pessoa.

Nesse cenário, a Neobag se posiciona como uma solução inovadora. Afinal, cada sacola produzida pode substituir até cinco plásticas em um único uso e, além disso, ser reutilizada mais de 100 vezes.

A empresa também desenvolve projetos de logística reversa e reaproveitamento. Assim, transforma sacolas em vasos para mudas de reflorestamento e enchimento de pufes confeccionados em parcerias sociais, inclusive com o sistema prisional.

Cultura empresarial

Henrique Carvalho reforça que o propósito da Neobag vai muito além da venda de sacolas. O foco está em construir uma empresa sustentável, inovadora e com forte cultura organizacional.

“Tenho 80 colaboradores e pretendo transformar a Neobag em uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Não queremos apenas vender sacolas, mas também criar impacto positivo para o meio ambiente, para a sociedade e para nossos colaboradores”, destaca o empresário.

Leia também: Irmãs transformam paixão do pai em doce negócio

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.