segunda-feira, 25 de agosto de 2025
Goiás registra alta nas vendas de veículos financiados

Goiás registra alta nas vendas de veículos financiados

23,4 mil veículos novos e usados foram financiados em julho no estado, conforme a B3.

25 de agosto de 2025

As vendas financiadas de veículos em Goiás somaram 23,4 mil unidades em julho de 2025, entre novos e usados, segundo dados divulgados pela B3. O volume representa alta de 11% em relação a junho, mas uma leve queda de 0,2% na comparação com o mesmo mês de 2024.

No segmento de autos leves, houve crescimento de 12,3% frente a junho, porém recuo de 2,1% em relação a julho de 2024. Já o financiamento de motocicletas avançou 13% na comparação anual e 6,7% em relação ao mês anterior.

O financiamento de veículos pesados também apresentou resultado positivo em Goiás: aumento de 12,8% em comparação a junho, embora tenha registrado queda de 5,7% em relação a julho do ano passado.

Cenário nacional

No Brasil, as vendas de 639 mil veículos foram financiadas em julho, incluindo autos leves, pesados e motos. O volume representa crescimento de 14,2% em relação a junho de 2025 e alta de 2,1% frente a julho de 2024.

O segmento de autos leves registrou queda de 1,9% na comparação anual, mas avanço de 16,6% em relação ao mês anterior. As motos seguiram em alta: aumento de 8,5% frente a junho e 17,9% em comparação com julho de 2024.

No caso dos veículos pesados, houve retração de 3,6% no comparativo anual, mas crescimento de 11,5% em relação a junho de 2025.

No acumulado de janeiro a julho de 2025, o país somou 4,047 milhões de veículos financiados, número 0,3% menor que o registrado no mesmo período de 2024 — uma diferença de 11 mil unidades a menos.

Especialista

“O mercado apresentou um desempenho positivo em relação ao mesmo período do ano anterior, especialmente considerando a elevada base de comparação. Já na comparação com junho, o resultado é influenciado pelo maior número de dias úteis, uma vez que a média diária de financiamentos foi 0,7% inferior em julho”, explica Thiago Gaspar, superintendente de Relacionamento com Clientes e Relações Institucionais da B3.

A B3 é responsável pelo Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada de informações financeiras sobre veículos no Brasil, que reúne os cadastros de restrições em operações de crédito em todo o território nacional.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.