quinta-feira, 28 de agosto de 2025
Goiás tem 4ª maior taxa de crescimento populacional do Brasil

Goiás tem 4ª maior taxa de crescimento populacional do Brasil

IBGE: estado soma 7,42 milhões de habitantes, com destaque para Goiânia, Aparecida e Senador Canedo.

28 de agosto de 2025

Goiânia aparece como a 10ª capital mais populosa do Brasil, com 1,5 milhão de moradores

De acordo com as Estimativas da População 2025, divulgado nesta quinta-feira (28/8) pelo IBGE, Goiás registrou crescimento populacional de 1% entre 2024 e 2025. Esse resultado coloca o estado na quarta posição entre os que mais cresceram no Brasil. Atrás apenas de Roraima (3,07%), Santa Catarina (1,60%) e Mato Grosso (1,49%).

Na data de referência de 1º de julho de 2025, Goiás atingiu 7,42 milhões de habitantes, mantendo-se como a 11ª unidade da Federação mais populosa.

O Brasil, no mesmo período, chegou a 213,42 milhões de habitantes, mas com taxa de crescimento de apenas 0,39% – bem abaixo da registrada pelo estado.

Apesar do avanço, Goiás ainda representa 3,5% da população nacional. Percentual considerado modesto se comparado a São Paulo (21,6%), Minas Gerais (10%), Rio de Janeiro (8,1%) e Bahia (7%).

Capitais que mais crescem

Segundo os dados, 23,1% da população brasileira vive nas capitais. Nesse cenário, Goiânia aparece como a 10ª capital mais populosa, com 1,5 milhão de moradores. Além disso, foi a 8ª capital com maior crescimento populacional, registrando alta de 0,58% – mais que o dobro da média nacional (0,26%).

Entre as capitais, o maior crescimento ficou com Boa Vista (3,26%) e Florianópolis (1,93%). Já cidades como Salvador, Natal, Belém, Porto Alegre e Belo Horizonte apresentaram redução no número de moradores.

Cidades em expansão

No ranking de municípios brasileiros que não são capitais, Aparecida de Goiânia se destaca como o 20º mais populoso do país, com 556 mil habitantes em 2025 e crescimento de 0,92% frente a 2024.

Outro destaque é Cidade Ocidental, que entrou na lista de municípios goianos com mais de 100 mil habitantes. O crescimento foi de 2,63%, garantindo 101,5 mil moradores e a 17ª posição no estado.

Já Senador Canedo ultrapassou 175 mil habitantes e registrou a maior taxa de crescimento do estado (3,06%), reduzindo a distância em relação a Valparaíso, o 7º município mais populoso.

Impactos econômicos

Com mais de 7,42 milhões de habitantes, Goiás amplia sua participação no mercado consumidor brasileiro. O aumento populacional estimula setores como varejo, alimentação, saúde e educação, reforçando a atratividade do estado para empresas e franquias que buscam expansão.

Esse movimento é ainda mais forte em municípios emergentes como Cidade Ocidental, que entrou no grupo de cidades com mais de 100 mil moradores, sinalizando potencial de consumo crescente na região do Entorno do DF.

O crescimento populacional pressiona a demanda por habitação, tanto em Goiânia quanto em cidades do entorno, como Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. Essa tendência impulsiona o mercado imobiliário, valoriza terrenos urbanos e estimula investimentos em novos empreendimentos.

Por outro lado, exige expansão da infraestrutura urbana, com investimentos em mobilidade, saneamento e serviços públicos.

Mercado de trabalho

O crescimento populacional também amplia a força de trabalho disponível, favorecendo a instalação de novas indústrias e serviços. Em contrapartida, aumenta a necessidade de geração de empregos formais para evitar desequilíbrios sociais.

Municípios como Senador Canedo, que registrou a maior taxa de crescimento (3%), tornam-se polos de interesse para investimentos produtivos. Principalmente nos setores de logística, comércio e construção civil.

Saiba mais: Aumento populacional de Goiás é o dobro da média nacional

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.