Objetivo é capacitar empresas e gestores com soluções para cumprirem as políticas de inclusão e acessibilidade no ambiente corporativo.
O Fórum Goiano de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS (Fimtpoder) realiza a partir desta quarta-feira (10) até sexta-feira (12), em Goiânia, o 4º Congresso Internacional de Gestão de Pessoas – Jornada da Empresa Inclusiva, no Centro de Convenções de Goiânia.
O objetivo é capacitar empresas e gestores com soluções concretas para o cumprimento das políticas de inclusão e acessibilidade no ambiente corporativo. A iniciativa tem apoio do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT/GO), da Fieg e da Talento Incluir.
Pela quarta vez em Goiânia, conforme os organizadores, o evento é realizado em um momento decisivo para o avanço da diversidade e da acessibilidade no mercado de trabalho goiano. Dados recentes do e-Social revelam que mais de 1,1 mil empresas em Goiás contam com mais de 100 empregados.
Por lei, devem cumprir cotas de contratação de pessoas com deficiência. Mesmo perante a obrigatoriedade, apenas 53,49% dessa cota está sendo cumprida no estado. Conforme o Fimtpoder, o desafio ainda é grande, mas os avanços são notáveis. Em 2011, o cumprimento da cota era de apenas 27,18%. Hoje, o índice já ultrapassa 53%.
“Se seguirmos nesse ritmo de crescimento, temos o potencial de ultrapassar os 80% de cumprimento da cota legal em até uma década. Estamos construindo um futuro mais justo, em que a diversidade é valorizada e a inclusão deixa de ser exceção para se tornar realidade”, afirma o coordenador do Fimtpoder, Trajano Figueredo.
Ao longo de 13 anos de atuação, o Fimtpoder já atendeu mais de 6,5 mil pessoas com deficiências física, visual, auditiva, intelectual e múltiplas em diversas oportunidades laborais nos três setores da economia em todo o estado.
O evento reunirá empresários, CEOs, diretores, gestores de RH, psicólogos organizacionais, profissionais das áreas de contabilidade e direito, recrutamento e seleção, Sesmt, Crea, CAU, sindicatos patronais e laborais, além de coordenadores de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação ligados ao campo da gestão de pessoas.
Serão três dias de imersão em debates técnicos, apresentações de cases e experiências bem-sucedidas, com foco em estratégias empresariais de inclusão e acessibilidade.
Entre os temas abordados estão recrutamento e retenção de talentos com deficiência; uso de recursos assistivos e adaptações razoáveis; acessibilidade arquitetônica, comunicacional e digital; legislação e fiscalização trabalhista; acessibilidade na inteligência artificial; emprego apoiado e inclusão produtiva com dignidade.
“Com 13 anos de atuação, o Fimtpoder segue mobilizando a sociedade para a promoção de um mercado de trabalho mais justo e acessível. O congresso é mais do que um evento técnico, é um espaço para engajar lideranças e entregar caminhos reais para empresas que querem fazer diferente”, reforça Figueredo.
Para participar do evento acesse www.4congressofimtpoder.com.br e inscreva-se. As vagas são limitadas.