Baita Creme Gelato cresce no mercado de gelato premium em Goiás e Tocantins, unindo tradição familiar e insumos de qualidade.
O desejo de transmitir valores de empreendedorismo e incentivar os filhos a terem o próprio negócio. Foi o ponto de partida para o empresário Leão Mônaco criar a Baita Creme Gelato. A iniciativa também representou a oportunidade de unir a família em torno de um projeto inovador no segmento de sorvetes e gelatos artesanais.
Após 30 anos em Brasília (DF), Leão decidiu retornar a Goiânia, sua cidade natal, para dar início ao novo empreendimento. “A nossa proposta é fazer um gelato bastante cremoso, com textura diferenciada e experiência única. Temos o compromisso de usar sempre produtos de qualidade para estarmos posicionados na categoria de gelato premium”, destaca Leão Mônaco.
O processo de identidade e divulgação da Baita Creme Gelato foi conduzido pelos filhos de Leão, Pedro Paulo Diniz e Enrico Leão, que são sócios do negócio.
Formado em publicidade e propaganda, Pedro criou todo o conceito visual da marca. Já Enrico atua no posicionamento digital e na estratégia de redes sociais. Além deles, a esposa Renata Caixeta fica responsável pelo setor comercial, enquanto as sócias Angelita Alves cuida da produção e Andrea Caixeta lidera o atendimento ao cliente.
“A gestão familiar fortalece a identidade da marca e valoriza o envolvimento de todos no processo de crescimento”, frisa Leão Mônaco.
Com fábrica própria de 500 m² no Setor Oeste de Goiânia, a Baita Creme Gelato iniciou suas atividades em abril de 2025. Atualmente, a empresa conta com oito colaboradores e produz cerca de três toneladas de gelato por mês.
O diferencial está no uso de insumos fornecidos por empresas renomadas, muitas delas goianas, garantindo sabor e qualidade premium. A marca oferece potes de 500 ml, 240 ml e 150 ml, com oito sabores já disponíveis e previsão de lançar mais cinco até o fim do ano.
Ao contrário das gelaterias tradicionais, a Baita Creme Gelato adotou o modelo de vendas indiretas, por meio de parcerias comerciais. Atualmente, já são 20 pontos de venda em Goiânia, além da presença em diversas cidades de Goiás como Rio Verde, Jataí, Itumbiara, Luziânia, Uruaçu e Silvânia, e também no Tocantins, em Palmas, Porto Nacional e Gurupi.
O empresário destaca que o desempenho dos primeiros seis meses superou as expectativas: “Nosso balanço foi fantástico. Estudamos o mercado e adaptamos o plano de negócios ao nosso conhecimento e capacidades”.
A meta da empresa é consolidar a marca em Goiás, expandir para o Distrito Federal, além de alcançar estados vizinhos como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Como estratégia de marketing, em comemoração aos 100 dias de operação, a marca distribuiu 7 mil potes de gelato durante um show da dupla Jorge & Mateus em Goiânia, ação que reforçou a conexão com o público local e ampliou a visibilidade da marca.
Com três décadas de experiência em tecnologia da informação, Leão destaca que muitos aprendizados do passado foram aplicados no novo negócio. “Lá atrás eu vendia soluções de segurança, como firewall. Hoje transformei aquele produto em um pote de gelato. Mas a estrutura comercial e de logística é a mesma”, conclui.
Segundo estudo de campo realizado em 2024, o mercado brasileiro de sorvetes e gelatos premium está em plena expansão e se destaca em comparação a países da Europa. Esse crescimento é explicado pelo aumento do consumo de gelatos de alta qualidade, produzidos com insumos selecionados.
De acordo com dados da Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete), o setor movimentou cerca de R$ 15 bilhões em 2023 no Brasil. Esse número reforça o potencial da categoria e justifica o posicionamento da Baita Creme Gelato no segmento premium.