O desempenho da indústria da construção em agosto de 2025 recuou 3,5 pontos. Principal motivo: juros altos.
O desempenho da indústria da construção em agosto de 2025 foi o mais fraco para o mês em nove anos. O índice de evolução do nível de atividade recuou 3,5 pontos em relação a julho, chegando a 46 pontos – o menor patamar desde 2016.
Segundo dados divulgados nesta terça-feira (23/9) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A partir de pesquisa com 298 empresas realizada entre 1º e 10 de setembro.
Segundo Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, o cenário é resultado da política monetária. “A elevação da taxa de juros vem trazendo, progressivamente, problemas para a indústria da construção, tanto pelo encarecimento do crédito para investimentos, quanto pela perda de ritmo da demanda”, explica.
O índice de evolução do número de empregados também sofreu retração em agosto, caindo 3,8 pontos, para 46,3 pontos. O nível está abaixo da média histórica (46,6 pontos) e é o mais baixo para o mês desde 2018. A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) recuou 2 pontos percentuais e ficou em 66%, percentual inferior ao observado em agosto dos últimos três anos.