A economia goiana teve melhor resultado entre todos os estados brasileiros, segundo o Banco Central.
A economia goiana cresceu 9,3% em julho deste ano, o maior resultado entre todos os estados brasileiros. No mesmo período, o crescimento médio do país ficou em 1,1%. Segundo o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgado pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB).
O desempenho positivo também se repetiu na comparação mensal com ajuste sazonal, onde Goiás registrou alta de 5,4% frente a junho. Enquanto o Brasil apresentou queda de 0,5%.
No acumulado deste ano, entre janeiro e julho, a economia goiana cresceu 4,7%, superando novamente a média do país (2,9%). Já no acumulado dos últimos 12 meses, o estado atingiu 4,3%, também acima da média nacional (3,5%).
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central, permite o acompanhamento mais frequente da evolução da atividade econômica. Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB), divulgado trimestralmente, fornece um retrato mais amplo da economia.
O IBCR é baseado em dados da Pesquisa Industrial Anual (PIA), Pesquisa Anual de Serviços (PAS), Produção Agrícola Municipal (PAM), entre outras fontes oficiais.