quinta-feira, 25 de setembro de 2025
Goiânia mudará emissão de nota fiscal na próxima semana

Goiânia mudará emissão de nota fiscal na próxima semana

Capital antecipará o novo modelo nacional da NFS-e. Entenda mudanças, prazos e impactos para empresas e contadores.

25 de setembro de 2025

Sucena Hummel: “Será preciso revisar sistemas, capacitar equipes e ajustar processos internos, o que pode gerar custos”

A Prefeitura de Goiânia passa a adotar o novo modelo de Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) a partir do dia 1⁰ de outubro. Seguindo o padrão nacional definido pela Receita Federal, que será obrigatório em todo o país a partir de janeiro de 2026.

O documento único nacional vai substituir mais de 5 mil legislações e notas fiscais diferentes em cada município brasileiro. A medida faz parte do processo de simplificação previsto na reforma tributária. Busca dar mais estabilidade e eficiência à emissão de documentos fiscais.

Para viabilizar a mudança, a Prefeitura de Goiânia contratou a empresa Nota Control. Ela está presente em municípios como Anápolis, Aparecida de Goiânia e também no Distrito Federal. De acordo com o superintendente da Administração Tributária da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), Victor Barreto, a iniciativa atende a uma demanda antiga de contadores e contribuintes.

“A Prefeitura enfrenta problemas crônicos de instabilidade no sistema, principalmente no início de cada mês. A Nota Control vai garantir maior capacidade de processamento e ferramentas que hoje não existem”, afirmou ao EMPREENDER EM GOIÁS.

Apesar do novo sistema, Victor Barreto afirma que terá um período de 60 dias de transição, para que os contribuintes possam cadastrar e adaptar suas rotinas. Após esse prazo, cada empresa terá liberdade para escolher se continuará usando a solução contratada pelo município ou outro software autorizado.

“O município não vai interferir nessa relação comercial. Vamos oferecer opções e estabilidade para que o contribuinte não enfrente mais dificuldades na emissão”, explicou Barreto.

Impacto nas empresas

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, avalia que a mudança representa um avanço importante para a categoria. “Pela primeira vez teremos um modelo único de nota fiscal em todo o país. Isto reduz a fragmentação entre estados e municípios e proporciona maior segurança jurídica”, argumenta.

Contudo, Hummel ressalta que a adaptação exigirá esforços das empresas. “Será preciso revisar sistemas, capacitar equipes e ajustar processos internos. O que pode gerar custos, sobretudo para pequenos e médios negócios”, completou.

Desde julho, as empresas já têm acesso a um ambiente de homologação para testes. “Esse calendário dá cerca de um ano e meio de adaptação. Mas sabemos que, diante da complexidade, pode ser pouco. Por isso, recomendamos que os contribuintes aproveitem este período para se ajustar”, reforça a presidente do CRCGO.

Suporte da Prefeitura

A Prefeitura de Goiânia promete suporte com tutoriais, equipes de atendimento no Atende Fácil e postos de apoio junto aos profissionais da contabilidade. Paralelo a isso, também trabalha em outros projetos de modernização. Entre eles estão aplicativos para automatizar processos de IPTU e ITBI e parcerias com o Centro de Inteligência Artificial da UFG para digitalizar e agilizar serviços.

“Nossa ideia é que, assim como acontece com os bancos, o contribuinte cada vez menos precise se deslocar até o Paço Municipal. A tendência é que os atendimentos presenciais se tornem residuais”, frisa Victor.

Em âmbito nacional, mais de 2.550 municípios já formalizaram convênio com a Receita Federal, abrangendo cerca de 70% da população. A expectativa é que o modelo unificado reduza custos, integre os fiscos e traga mais transparência. Municípios que não aderirem ao padrão estarão sujeitos à suspensão de transferências voluntárias da União.

Leia também: Estado regulamenta emissão de nota vinculada a pagamentos eletrônicos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.