quinta-feira, 25 de setembro de 2025
Goiás inicia plantio da soja com expectativa de novo recorde

Goiás inicia plantio da soja com expectativa de novo recorde

Goiás abre oficialmente o plantio da nova produção de soja em evento da Aprosoja-GO em Nova Crixás.

25 de setembro de 2025

Neste sábado (27/9) acontece oficialmente o inicio do plantio da soja em Goiás para a safra 2025/26. Em evento na Fazenda Tamburi, em Nova Crixás (GO). Mais de mil produtores rurais, além de autoridades como o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela, prefeitos, senadores e deputados, estarão presentes.

O evento é organizado pela Associação dos Produtores de Soja, Milho e Outros Grãos de Goiás (Aprosoja-GO).

Na safra 2024/25, Goiás colheu 20,4 milhões de toneladas de soja, registrando crescimento de 21,4% em relação à temporada anterior, segundo a Conab. A produtividade também alcançou um marco histórico, chegando a 4,1 toneladas por hectare (+18,4%). Esses números consolidaram o estado como o terceiro maior produtor de soja do Brasil.

Segundo Clodoaldo Calegari, presidente da Aprosoja-GO, a expectativa é repetir ou até superar a safra anterior: “A produção deve se manter no mesmo patamar ou ligeiramente superior, mas dependemos do clima para manter os índices de produtividade.”

Vale do Araguaia

A abertura estadual acontece no Vale do Araguaia, região considerada a nova fronteira agrícola do Centro-Oeste. Com 11 municípios, o território já responde por 10% da soja e 15% do milho produzidos em Goiás. E com grande potencial de expansão: possibilidade de aumentar em 50% a área agricultável.

Além disso, existe um grande potencial para conversão de pastagens: mais de 2 milhões de hectares de pastos degradados podem virar áreas produtivas. A região também deve ganhar competitividade logística com a conclusão da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), prevista para 2029.

O produtor Rubens Prudente, diretor da Aprosoja-GO, destaca o potencial sustentável da região: “O Vale do Araguaia demonstra vocação para a agricultura sustentável, com capacidade produtiva em culturas como soja, milho, sorgo, feijão, arroz e cana.”

Já Marcelo Ribeiro, proprietário da Fazenda Tamburi, ressalta o impacto econômico: “A expansão da soja aqui trará renda, empregos e desenvolvimento para uma das regiões com menor índice de desenvolvimento econômico de Goiás.”

Programação do evento

A Abertura Estadual do Plantio de Soja 2025/26 começa às 7h30, com palestras de especialistas e autoridades. Entre elas, Cristiano Oliveira (Banco Pine), Erik Figueiredo (Instituto Mauro Borges) e o ex-ministro Aldo Rebelo, que falará sobre as novas fronteiras agrícolas e segurança alimentar no país.

Às 13 horas, acontece a semeadura simbólica com modernas plantadeiras, seguida de almoço e confraternização entre os participantes.

Vazio sanitário

O vazio sanitário da soja em Goiás terminou em 24 de setembro, após 90 dias de proibição de plantio e manutenção de plantas vivas. A medida, regulamentada pela Agrodefesa, tem como objetivo controlar a ferrugem asiática, uma das principais pragas da cultura.

Com o fim do vazio, os produtores já podem iniciar a semeadura da safra 2025/26, fortalecendo mais uma vez a posição de Goiás como protagonista do agronegócio brasileiro.

Saiba mais: Goiás atinge 20,4 milhões de toneladas de soja

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.