Indústria goiana produz 300 milhões de doses anuais e cresce no mercado com inovação em soluções hospitalares e expansão regional.
Com mais de 300 milhões de doses de medicamentos injetáveis por ano, a Indústria Farmacêutica Equiplex conquistou a liderança nacional em volume de produtos em 2024. Segundo dados são da IQVIA, plataforma global de inteligência de mercado.
Entre os itens de maior peso no faturamento estão soluções essenciais para hospitais. É o caso do cloreto de sódio 0,9%, da glicose 5%, do ringer lactato e do ringer simples. Medicamentos usados diariamente para infusão ou diluição de outros fármacos, tornando a Equiplex referência no setor.
A liderança foi alcançada com investimentos contínuos na indústria e na ampliação da participação de mercado. A empresa do H. Egidio Group, que completa 40 anos em 2026, tem atuação consolidada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No entanto, cresce também no Norte e principalmente no Nordeste.
Nos últimos anos, a área comercial da Equiplex passou a adotar uma política de valorização dos produtos. O objetivo vai além da liderança em vendas: busca sustentabilidade financeira e equilíbrio de mercado.
Para Letícia Borges, gerente comercial nacional e internacional, a valorização garante qualidade, inovação e geração de empregos. “A venda só termina quando o paciente consome o medicamento. É preciso garantir satisfação de ponta a ponta: distribuidores, hospitais, profissionais de saúde e, no final, o paciente”, reforça.
O crescimento é marcado por expansão geográfica e abertura de novas parcerias. O cloreto de sódio 0,9% permanece como carro-chefe. Mas a Equiplex também lançou a marca Mediplex, com produtos hospitalares como equipos, bolsas de urina e micropore.
O setor vive uma fase de adaptação pós-pandemia. A Equiplex acompanha o movimento com tecnologia de monitoramento online, inspeção visual automatizada e processos ajustados às exigências regulatórias.
De acordo com Letícia Borges, os desafios envolvem equilibrar preço e valor em um mercado mais competitivo. A resposta está na inovação, na proximidade com clientes e na participação ativa em eventos do setor.