domingo, 5 de outubro de 2025
Paixão por crochê vira negócio de sucesso

Paixão por crochê vira negócio de sucesso

A empreendedora Mariana Malheiros abriu negócio ao mirar uma técnica milenar que tem feito sucesso no mundo da moda.

5 de outubro de 2025

A cantora Gabi Melim é uma das famosas que usam as peças produzidas pela empresa goiana Thur Oficial

A paixão por moda sempre esteve presente na vida da empresária Mariana Malheiros. Foi com esse conhecimento que decidiu mudar de ramo e abandonar a profissão de advogada. Hoje é proprietária da Thur Oficial, marca de roupas em crochê com presença no mercado brasileiro e de outros países.

O nome da loja vem em homenagem à avó dela, que se chamava Ruth. Segundo Mariana, o crochê entrou no seu radar durante a busca por um vestido especial para o casamento de uma amiga. Ela gostou de um modelo feito da técnica milenar e comprou para fazer uso na cerimônia.

Depois de usar o vestido, feito sob medida, as amigas começaram a pedir modelos semelhantes e a demanda se tornou o ponto de partida para o negócio. “Eu nunca tinha empreendido. O crochê surgiu de forma espontânea, mas logo vi que havia uma oportunidade”, diz ao EMPREENDER EM GOIÁS.

Início

Mariana conta que a loja foi formalizada em outubro de 2022. O investimento inicial foi de R$ 5 mil destinado à compra de linhas e mão de obra. Ela apostou em um crochê moderno, com modelagens refinadas, fios de alta qualidade e o diferencial das franjas produzidas artesanalmente pela própria marca.

Hoje, a Thur Oficial atende clientes de todo o Brasil e já enviou peças para Portugal e Espanha. A produção é totalmente manual e personalizada, com prazos que variam de 18 a 25 dias por peça.

Mais de 50 vestidos já foram confeccionados desde a criação da empresa. Apesar de comandar sozinha a gestão, Mariana conta com o apoio de quatro mulheres que ajudam informalmente na produção.

Mariana: “O crochê surgiu de forma espontânea, mas logo vi que havia uma oportunidade”

Famosas

As peças, inclusive, também já vestiram famosas, como a atriz e cantora Lucy Alves, a cantora Marvilla – que usou um modelito na final do Big Brother Brasil em 2023 e a cantora Gabi Melim. As vendas são realizadas online, pelo próprio Instagram da loja.

“Como eu trabalho sob medida, o meu estoque é bem pequeno e o crochê é muito específico. Isso faz com que eu precise trabalhar com as medidas da cliente para poder entregar para ela um produto de qualidade”, afirma.

Ela conta que produz qualquer peça de roupa com o crochê, mas que o carro-chefe das vendas são os vestidos, principalmente os de franja.

Manufaturado

Para Mariana, a força da marca está em valorizar o trabalho manual com autenticidade e impacto visual. “Não é o crochê tradicional que muitos imaginam. É uma peça de moda, de destaque, que valoriza o corpo da mulher e transmite modernidade”, explica.

O movimento de ressignificação do crochê não é isolado. Segundo o Sebrae, a técnica manual ganhou espaço nas passarelas internacionais e voltou a ser tendência na moda contemporânea, conquistando consumidores que buscam exclusividade e sustentabilidade.

Esse olhar inovador levou Mariana a vencer o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, reconhecimento nacional que destacou a Thur Oficial como exemplo de criatividade e empreendedorismo feminino.

Futuro

Com três anos de trajetória, Mariana celebra os resultados conquistados de forma “despretensiosa” e projeta novos passos. Seu objetivo é ampliar o alcance da marca e fortalecer a valorização do crochê como arte.

“O crochê não é apenas uma peça de roupa. Ele carrega tempo, carinho e dedicação. Quero que as pessoas vejam essas criações como joias, capazes de atravessar gerações”, afirma.

Leia também: História de sucesso: como transformar mandioca em doces premiados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.