segunda-feira, 6 de outubro de 2025
BC diz que inflação não deve ficar dentro da meta antes de 2028

BC diz que inflação não deve ficar dentro da meta antes de 2028

Galípolo afirma que mercado de trabalho do Brasil vive auge em três décadas, mas inflação deve ficar acima da meta até 2028.

6 de outubro de 2025

Galípolo: “Não vemos a inflação na meta em nenhum dos horizontes até 2028″

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, afirmou nesta segunda-feira (6/10) que o mercado de trabalho no Brasil é o mais aquecido dos últimos 30 anos. Segundo ele, os indicadores apontam para um cenário de pleno emprego.

“A série histórica dá a entender que talvez estejamos em pleno emprego. Temos dados bastante fortes nesse sentido. A massa salarial e o rendimento médio real vêm apresentando uma alta acentuada”, afirmou.

Apesar do cenário positivo no mercado de trabalho, o presidente do BC alertou que a inflação deve permanecer acima da meta pelo menos até 2028. “Não vemos a inflação na meta em nenhum dos horizontes até 2028. Isso é um indicativo de bastante incômodo para a política monetária”, afirmou.

Juros

Galípolo lembrou ainda que a taxa básica de juros segue elevada devido às pressões inflacionárias. “Sabemos que 15% é uma taxa de juros alta, mas em abril, por exemplo, 57% dos itens que compõem o IPCA estavam acima do dobro da meta de inflação”, explicou.

O presidente do BC destacou que, para o país manter o ritmo de crescimento sem pressões inflacionárias, é necessário avançar em produtividade. “O crescimento precisa estar sustentado por ganhos de produtividade, que garantam maior duração desse ciclo de expansão econômica”, disse.

Saiba mais: Juros fazem comércio manter cautela com o Dia das Crianças

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.