A construção da biorrefinaria prevê investimentos de R$ 2,4 bilhões e conclusão para o final de 2026.

A Inpasa, maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina, deu início às obras de sua nova unidade em Rio Verde (GO). O projeto prevê investimento de R$ 2,4 bilhões e a geração de até 2,7 mil empregos diretos e indiretos. A conclusão está estimada para o final de 2026.
O lançamento da Pedra Fundamental acontece nesta quinta-feira (30/10), com a presença de autoridades estaduais, municipais, representantes do setor produtivo e lideranças locais.
Fundada no Paraguai em 2006 e presente no Brasil desde 2018, a Inpasa já possui operações em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Atualmente, é a maior produtora de etanol de grãos do país, com expansão contínua para atender a demanda crescente por alternativas energéticas sustentáveis.
A nova planta em Goiás será a nona biorrefinaria da Inpasa e a primeira no estado, reforçando a estratégia da companhia de agregar valor à produção agrícola. Além de ampliar a oferta de biocombustíveis, nutrição animal e energia limpa no Brasil.
O estado foi escolhido pela empresa devido à alta disponibilidade de milho e sorgo e à infraestrutura logística favorável para o escoamento da produção. A capacidade projetada da unidade inclui o processamento de 35 mil toneladas de grãos por dia e armazenagem de até 6,2 milhões de toneladas.
“A instalação em Rio Verde vai gerar milhares de empregos e ainda consumir, só da safra goiana, mais de 2 milhões de toneladas de milho. Isso é desenvolvimento, tecnologia e Goiás sendo realçado no cenário internacional”, destacou o governador Ronaldo Caiado.
Com a nova planta, Goiás se consolida como polo estratégico para o setor de biocombustíveis, atraindo investimentos e reforçando seu papel no processo de transição energética do país.