A planta terá capacidade estática de 240 mil toneladas e dois fluxos de recepção de 240 toneladas por hora.

A Kepler Weber firmou contrato com a São Martinho, uma das maiores companhias sucroenergéticas do país, para a construção de uma nova unidade de armazenagem e beneficiamento de grãos em Montividiu (GO). O projeto reforça o avanço da cadeia de etanol de milho no Centro-Oeste. E a posição da Kepler Weber como fornecedora estratégica de soluções integradas para o agronegócio.
A planta terá capacidade estática de 240 mil toneladas e dois fluxos de recepção de 240 toneladas por hora. Contará com tecnologias como os secadores KW Max e as máquinas KW Select, projetadas para elevar eficiência e reduzir perdas no processamento. O sistema de expedição, por sua vez, está dimensionado para 300 toneladas por hora.
A unidade funcionará como ponto coletor, responsável pelo recebimento, limpeza, secagem e armazenagem do milho antes do envio à Unidade Boa Vista, em Quirinópolis. O município goiano é um dos principais polos de etanol de milho da São Martinho. A previsão é que a operação comece em 2027.
O projeto será entregue no modelo “entrega 360”. Nele, a Kepler Weber assume a gestão integral — do planejamento à integração de equipamentos e coordenação de todas as disciplinas técnicas.
“Assumimos a responsabilidade por todas as etapas, oferecendo um pacote completo que elimina preocupações e assegura qualidade superior. Esse projeto será desenvolvido na metodologia BIM e contará com rotas de fluxos 100% automatizadas”, afirma Leonel Maldaner, gerente de aplicação e implantação de projetos da companhia.
Para a Kepler Weber, o contrato reforça sua atuação em empreendimentos que demandam integração entre armazenagem, logística e processamento industrial.
A nova estrutura também se conecta à expansão da São Martinho no segmento de etanol de milho, consolidando a capacidade de suprimento da Unidade Boa Vista.
“Esse projeto garante eficiência e segurança no abastecimento, oferecendo maior previsibilidade operacional e flexibilidade logística para nossos fornecedores. A iniciativa está alinhada à estratégia de crescimento sustentável da companhia”, afirma Helder Gosling, diretor Comercial e de Logística da São Martinho.
A ampliação ocorre em um momento de forte oferta. Para a safra 2024/25, a Conab projeta produção recorde de 141,1 milhões de toneladas de milho, impulsionada pela melhora da produtividade e pela expansão da segunda safra.
O consumo interno também avança. A expectativa para 2025 é de 90,6 milhões de toneladas, alta de 7,8% em relação ao ciclo anterior, puxada principalmente pelo crescimento das usinas de etanol de milho.