sexta-feira, 12 de dezembro de 2025
Sebrae focará em internacionalização, IA e educação

Sebrae focará em internacionalização, IA e educação

Atuação do Sebrae Goiás será impulsionada por esses três eixos em 2026

11 de dezembro de 2025

José Mário Schreiner destacou os resultados alcançados pelo Sebrae Goiás no ano passado  

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae Goiás) vai trabalhar na internacionalização dos Pequenos Negócios Goianos em 2026. 

A meta foi apresentada como um dos três eixos de atuação da entidade para o ano que vem durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (11/12). Os outros dois eixos centrais serão o uso da Inteligência Artificial e a educação empreendedora.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (11) pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), José Mário Schreiner, e pelos diretores do Sebrae Goiás, ao fazerem balanço das realizações do ano passado e apresentarem uma série de ações para 2026.

Em 2024, Goiás exportou cerca de R$ 10,9 bilhões para mercados internacionais. Deste total, apenas R$ 20,3 milhões (0,18%) foram de pequenos negócios. O valor é muito baixo, principalmente levando em conta que 46% das empresas exportadoras são pequenos negócios. No estado, são 505 exportadoras de um total de 927 mil, sendo 234 delas micro e pequenas empresas.

Superintendente Antônio Carlos de Souza Lima Neto: “Mesmo com aumento de 165% no atendimento, de 2020 para 2025, a qualidade foi mantida”

 “Vamos trabalhar para que as empresas tenham melhores produtos, maior competitividade e estejam preparadas, com maturidade para enfrentar o mercado externo”, explicou o diretor técnico, Marcelo Lessa.

Medidas

Algumas medidas serão tomadas a fim de transformar essa situação na exportação dos pequenos negócios. Entre elas, a disponibilização de um curso na Escola de Negócios do Sebrae Goiás voltado para o assunto que se chamará “Internacionalização de seu negócio”.

Também será disponibilizado o Move+ Vendas, projeto de acesso a mercados que apoia e capacita os Pequenos Empreendedores com diagnósticos, consultorias e contato com agentes do mercado internacional.

A primeira rodada técnica do projeto  acontecerá em 2026, em Portugal, e contemplará pequenas empresas do setor de bebidas. Além disso, o Sebrae conta com uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Juntamente com outras entidades, a parceria promove o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que capacita micro e pequenas empresas brasileiras a exportar seus produtos e serviços de forma planejada e segura.

IA e Educação Empreendedora

Apenas 27% dos pequenos empreendedores utilizam Inteligência Artificial em seus negócios. O objetivo do Sebrae é aumentar para 38% e fechar o ano que vem com 50%. Na parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG), o Sebrae prevê cinco linhas de atuação.

Diretor técnico, Marcelo Lessa: “Vamos trabalhar para que as empresas estejam preparadas, com maturidade para enfrentar o mercado externo”

Entre elas cursos na Escola de Negócios, o Sebrae na sua Empresa, além de um minicurso de Chat GPT para empresas. A principal iniciativa se chama Inicia.IA, que contará com vídeos, e-books, palestras, cursos e oficinas presenciais e on-line.

Quanto à educação empreendedora, atuação bastante consolidada do Sebrae como um todo, o objetivo é ampliar a cobertura de alunos e o número de escolas atendidas pelo programa. Em 2025, foram mais de 232 mil alunos atendidos, o que configura crescimento de 547% em relação a cinco anos atrás.

Resultados

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), José Mário Schreiner, destacou que o Sebrae Goiás superou os 2 milhões de atendimentos nos últimos três anos e já atingiu a meta prevista para o final de 2026. Só em 2025, foram mais de 926 mil atendimentos.

A interiorização foi ressaltada pelo presidente como uma das ações que permitiu atingir a meta antecipadamente. Outra ação citada foi o trabalho feito pela Caravana Empreender com Você, agora com a Unidade Móvel de Atendimento, que percorre o estado levando serviços a regiões mais remotas.

 “O apoio ao pequeno empreendedor é algo que precisamos comemorar muito, já que representa 95% das empresas no estado, 72% dos empregos gerados e 38% do PIB estadual”, afirmou.

Das 927 mil empresas ativas em Goiás, 95% são pequenos negócios. Os microempreendedores individuais (MEI) somam 55%, as microempresas (ME), 39%, e as empresas de pequeno porte (EPP) representam 6%.

“Quando olhamos para esses números vemos uma grande oportunidade de atendimento de um maior número de empresas, e o Sebrae possui não só a expertise, como a capilaridade para capacitar os empreendedores e os que pretendem empreender em nosso estado”, afirmou o diretor superintendente Antônio Carlos de Souza Lima Neto.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.