Evento já movimenta diversos setores econômicos da capital que se preparam para receber cerca de 150 mil visitantes.

A realização do MotoGP em Goiânia, entre 20 a 22 de março de 2026, já começa a mexer com a economia da capital e região metropolitana. Da rede hoteleira aos bares, restaurantes, comércio e serviços especializados, o evento, que é um dos maiores do mundo no segmento esportivo, deve colocar a capital goiana em um novo patamar de visibilidade internacional.
A expectativa é que mais de 150 mil visitantes, incluindo turistas estrangeiros (12%) e brasileiros de outros estados (32%), venham para Goiânia em março do próximo ano. O Instituto Mauro Borges (IMB) projeta que 67 mil turistas deverão buscar hospedagem fora da capital.
De acordo com Charliston Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Goiás (ABIH-GO), a capital já está com cerca de 95% dos 19 mil leitos ocupados para o evento. Segundo ele, a procura é tão intensa que a demanda extrapolou os limites da capital e atingiu outras cidades turísticas e próximas.
“Goiânia está praticamente lotada Todos os hotéis estão com reservas confirmadas. Estamos mobilizando Caldas Novas, Pirenópolis, Trindade, Anápolis, Alexânia, Abadiânia e até Brasília”, afirma ao EMPREENDER EM GOIÁS.
Pimentel explica que os hotéis mantêm uma pequena margem de apartamentos “na manga”, reservados para hóspedes habituais ou emergenciais. Mas reforça que a cidade já opera no limite. “Está praticamente lotado em Goiânia. A ocupação para o MotoGP é uma das maiores da nossa história,” enfatiza.
Quanto ao faturamento, Pimentel afirma que o cálculo consolidado ainda está sendo feito, mas as diárias seguirão o padrão aplicado em eventos internacionais. Ele cita valores praticados no GP da Argentina: 130 dólares para quartos singles, 180 dólares para duplos e 220 dólares para triplos.
Além da ocupação recorde, os hotéis também se estruturam para garantir qualidade no atendimento. O MotoGP, segundo Charliston, impulsionou uma série de treinamentos de funcionários e terceirizados.
Como cursos de inglês para profissionais da linha de frente; treinamento de concierge para orientar turistas sobre atrações, eventos e serviços locais; imunização dos colaboradores, com vacinas disponibilizadas pelas secretarias estadual e municipal de Saúde; e produção de um informativo completo sobre Goiânia, com pontos turísticos, mapa e agenda de eventos.

Os bares e restaurantes de Goiânia também já se preparam para receber os turistas e entusiastas da motovelocidade. De acordo com o presidente do Sindibares, Newton Pereira, diversas entidades já trabalham juntas para entender o tamanho da operação necessária.
Ele afirma que a cadeia de alimentação deverá ser uma das mais beneficiadas e que a qualificação é prioridade. “Já iniciamos cursos na área de inglês, formação de garçom, cozinha, atendimento. Tudo com apoio do Sesc, Senac, Governo do Estado e Sebrae”, pontua.
Outra aposta é o GP Goiânia de Gastronomia, festival que deve acontecer durante os dias do evento para transformar a cidade em uma grande vitrine culinária. “Queremos deixar Goiânia em festa e preparada para receber quase 200 mil visitantes”, destaca.
Para o Sebrae Goiás, o MotoGP é uma oportunidade até mesmo para os pequenos negócios. A analista Camilla Carvalho afirma que o evento deve aquecer não só setores tradicionais, mas toda a cadeia criativa e comercial.
“É um movimento que vai muito além dos dias de corrida. Quem se preparar bem poderá fidelizar clientes, inclusive turistas que podem voltar como consumidores recorrentes”, diz ao EMPREENDER EM GOIÁS. Segundo ela, micro e pequenas empresas de moda, artesanato, economia criativa, alimentação e serviços devem sentir fortemente os efeitos positivos.
Camilla conta que já está sendo preparado uma grade completa de cursos e consultorias. Como atendimento e hospitalidade; vendas e gestão de equipes; marketing digital; precificação e gestão inteligente de estoque e consultorias individuais para gastronomia, turismo e comércio.
Além disso, o Sebrae está reforçando as Rotas Turísticas de Goiás, que devem receber reflexos diretos do aumento de visitantes. Como Goiânia Gastronômica, Caminhos Santos, Rota dos Queijos e Vinhos e Rota Além das Águas.
O governo de Goiás abriu recentemente 100 vagas para o curso gratuito de Inglês Aplicado a Serviços Turísticos, com 160 horas de aulas on-line. A formação, voltada ao atendimento de visitantes internacionais, começa em janeiro de 2026.
A iniciativa, segundo o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, é estratégica. “Investir em qualificação é investir na nossa gente. Precisamos estar preparados para receber visitantes do mundo inteiro”, frisa.
Estudo do (IMB) estima impacto econômico de R$ 868 milhões e geração de pelo menos 4 mil empregos com a realização do MotoGP em Goiânia. Mas esse impacto também deve beneficiar outras cidades da Região Metropolitana.
Destinos turísticos do estado devem sentir forte impacto antes e depois da corrida. Caldas Novas, Pirenópolis, Trindade, Anápolis e Aparecida de Goiânia estão entre os municípios que devem registrar maior fluxo.