O sucesso do Mercadão Goiano de Águas Lindas deve ser expandido para outras cidades do Entorno do Distrito Federal em 2026.

A inauguração do primeiro Mercadão Goiano, em Águas Lindas de Goiás, marcou um novo capítulo para a economia regional do estado. Idealizado pelo Governo de Goiás, a unidade substituiu a antiga Feira do Entorno, que por mais de 20 anos funcionou em condições precárias e com infraestrutura limitada.
O novo espaço passou a oferecer um centro comercial moderno, climatizado, mobiliado e com áreas de convivência, praça de alimentação. Além de boxes padronizados para cerca de 300 empreendedores e foco na comercialização de produtos regionais, hortifrúti, carnes, alimentação, vestuário e prestação de serviços.
O Mercadão Goiano de Águas Lindas também integra serviços públicos estratégicos, como unidades do Vapt Vupt e da Defensoria Pública. Posicionando-o não apenas como um centro de compras, mas como um polo de atendimento, convivência e cidadania.
Com arquitetura contemporânea, padronização, planejamento funcional e foco na inclusão produtiva, o projeto inaugura uma nova fase para a região do Entorno do Distrito Federal. Historicamente marcada por desafios de infraestrutura, informalidade e baixa presença do Estado.
Esta primeira experiência, avaliada como bem-sucedida, impulsiona a expansão do programa pelo governo. As unidades de Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás, também no Entorno, estão em obras e devem replicar o modelo que combina infraestrutura robusta, segurança, sustentabilidade e estímulo ao comércio local.
O planejamento do governo prevê, ainda, a implantação de outros Mercadões em municípios do interior goiano. Para o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho, o impacto do projeto vai além do aspecto econômico.
“Os Mercadões Goianos são projetos de transformação social. Eles devolvem dignidade a quem trabalha, qualidade a quem consome e oportunidades a quem quer empreender. Estamos criando novos centros de convivência e desenvolvimento, capazes de mudar a realidade de milhares de famílias”, afirmou.