segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
Confira 10 negócios que vão valer a pena em 2026

Confira 10 negócios que vão valer a pena em 2026

Levantamento do Sebrae mostra tendências e possíveis caminhos para quem quer empreender este ano.

12 de janeiro de 2026

Com a chegada do novo ano, empreendedores acompanham tendências e novas oportunidades para investir ou começar um negócio novo. Alguns tipos tem se destacado e podem gerar resultados interessantes para aqueles que neles apostarem.

Entre eles, estão as ideias de negócios mais procuradas em 2025 e que certamente continuarão rentáveis este ano. De acordo com o Sebrae Nacional, o Portal de Negócios da entidade recebeu quase 1 milhão de acessos buscando ideias de negócios durante o ano. As mais procuradas foram:

Em relação à lista de 2024, fábrica de cosméticos ecológicos sustentáveis e representação comercial são novidades no lugar de Pet Shop e Papelaria. Corretor de Imóveis e Designer Gráfico apareceram novamente nas duas primeiras posições e se consolidaram como grandes ideias de negócios para aqueles que querem começar a empreender neste momento.

De acordo com o Sebrae Nacional, a abertura de novos negócios registrou recorde no Brasil, com mais de 4,5 milhões de novos empreendimentos entre os meses de janeiro e novembro de 2025. A grande maioria é composta por microempreendedores individuais (77%) e microempresas (19%).

Tendências

Em 2026, negócios que prezam pela autonomia e flexibilização de horários devem seguir em alta, uma vez que são características presentes na maioria das ideias listadas pelo Sebrae. O brasileiro anseia por dominar o próprio trabalho e tempo e isso está refletido nos negócios.

Outra tendência é apostar em negócios com investimento inicial baixo, facilidade de formalização e boa rentabilidade. A expectativa é que empreendimentos do tipo sejam bastante explorados no próximo ano.

Além disso, novos empreendedores precisam investir em consumo intencional, já que o consumo impulsivo está em queda.

O relatório Consumer Outlook 2026, da NielsenIQ, mostrou que os consumidores atuais consomem com cautela e tentam perceber a utilidade real do que consomem. Os negócios que buscarem simplificar a rotina e refletir os princípios de seu público se darão bem.

O consumidor também está exausto pelo excesso e tem uma atenção limitada. Isso torna a simplicidade um grande negócio, seja na jornada do atendimento ao pagamento ou no uso do produto/serviço.

Consumo consciente

Da mesma forma, o consumo consciente provoca um apreço pela sustentabilidade e é fundamental que novos empreendedores foquem em critérios éticos, ambientais e sociais. As pessoas estão optando por marcas que se preocupam com a saúde, o meio ambiente e a origem dos produtos.

Por fim, as áreas de bem-estar e alimentação funcional devem prosperar em 2026, já que o cuidado com a saúde e o equilíbrio físico e mental se tornou uma prioridade global. Consumidores querem reforçar seu autocuidado com alimentos saudáveis, informações transparentes e embalagens sustentáveis.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial continuará forte em 2026. Porém, de acordo com a NielsenIQ, os clientes preferem interagir com sistemas automatizados relevantes e que agilizam sua experiência. Novos empreendimentos que apostarem na IA precisam usá-la aliada ao toque humano.

Ao mesmo tempo, a colaboração entre a IA e os seres humanos será fundamental em 2026. Além de usar a ferramenta, o essencial é integrar o valor e toque humano ao serviço. Portanto, a área de parcerias produtivas entre humanos e IA resultará em bons frutos no próximo ano.

Outra área em destaque é a da segurança digital e verificação do real. Com deepfakes, clonagem de identidade e incontáveis conteúdos gerados por IA, a confiança nas informações online está em colapso. Empresas que se tornarem referência na verificação de autenticidade digital serão muito relevantes.

Por último, por conta das instabilidades geopolíticas globais e as guerras de tarifas, parece ser o momento certo para investir nas cadeias produtivas locais. Oferecer serviços para produtores locais será um diferencial.

Saiba mais: Goiás bate novo recorde na abertura de empresas em 2025

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.