quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
2 em cada 3 brasileiros que poupam, ainda não investem

2 em cada 3 brasileiros que poupam, ainda não investem

Pesquisa do Google revela ainda que medo de fraudes e a aversão à linguagem técnica são apontadas como barreiras na hora de investir

4 de fevereiro de 2026

O Brasil atingiu a marca histórica de 100 milhões de investidores em renda fixa, segundo dados da B3. No entanto, o potencial de crescimento é ainda maior:

Dois em cada três brasileiros que poupam dinheiro ainda não investem. É o que revela uma pesquisa do Google divulgada nesta quarta-feira (4). Ou seja, essas pessoas guardam recursos, mas não utilizam produtos financeiros para rentabilizar seu patrimônio.

De acordo com a pesquisa, esse público é a grande chave para a expansão do mercado em 2026. Mas, para conquistá-lo, as instituições precisam facilitar a linguagem que afasta esse potencial investidor.

Economês

Conforme a pesquisa, 63% dos brasileiros não conseguem citar o nome de um único produto financeiro. Outro problema é o fator segurança: 43% têm medo de cair em fraudes e golpes, enquanto 39% admitem dificuldade em entender as opções disponíveis.

Uma parcela (30%) também cita dificuldade com a linguagem técnica e 38% têm receios de prazos longos. Outra parte (37%) afirma que há falta de orientações personalizadas.

Momento favorável

Apesar dos medos, o cenário é de oportunidade. Entre os entrevistados, 69% veem o momento econômico como favorável para contratar serviços financeiros.

A pesquisa também mostra que o pico de interesse por produtos de investimento acontece logo após o Carnaval, em março, quando os brasileiros focam em organizar a vida financeira.

Entre as prioridades na organização financeira:

  • 56% querem construir uma reserva de emergência ou poupança.
  • 41% buscam arcar com custos essenciais.
  • 40% desejam ver o patrimônio crescer.

Para os brasileiros, a estabilidade financeira é a preocupação financeira número um: 80% se preocupam em manter a renda em caso de desemprego, enquanto 79% focam em construir um fundo de emergência e 77% se preocupam em cobrir imprevistos e despesas de saúde e 76% garantir uma aposentadoria confortável.

Entre os que guardam dinheiro para sonhos e planos de vida, a aquisição da casa própria lidera (38%), seguido de comprar ou pagar um novo carro (34%), 27% poupam para viagens de férias e 24% guardam para abrir o próprio negócio.

Renda fixa

A renda fixa segue como a preferida dos investimentos. A maior parte dos brasileiros (80%) a vê como a forma mais prática de começar a investir. Entre os entrevistados, os principais motivadores para contratação de renda fixa são construir a reserva de emergência (47%), seguido do baixo risco (43%), rentabilidade previsível (37%) e acumular patrimônio (31%).

A forma de investir também é mais ‘online’: a maior parte (43%) prefere investir de forma 100% digital, enquanto 33% buscam o digital com possibilidade de apoio humanizado no atendimento, 13% preferem fazer pesquisa online e finalizar de forma presencial. Apenas 8% fazem questão do atendimento presencial desde o início e 2% híbrido: começar online e ter acompanhamento.

Cofrinhos e o Youtube

Dentro da renda fixa, a febre dos cofrinhos é refletida no salto das buscas. Segundo o Google, a busca pelo termo ‘caixinhas’ e similares subiu 297% em dois anos, enquanto o crescimento na busca por investimentos subiu 69% no mesmo período.

“As caixinhas aproximam os investimentos das concretizações de sonhos, tornam eles mais tangíveis”, disse Renata Blay, líder de insights estratégicos para finanças no Google Brasil.

No Youtube, as visualizações de conteúdos sobre investimentos subiram 26% em 2025. Mônica de Carvalho, diretora de negócios do Google Brasil, cita que a tecnologia e o conteúdo são essenciais para isso.

A pesquisa “Raio-X do investidor”, do Google, foi feita em novembro do ano passado com 1,4 mil pessoas em todo o Brasil.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.