sábado, 7 de fevereiro de 2026
Saiba os maiores sonhos financeiros dos brasileiros

Saiba os maiores sonhos financeiros dos brasileiros

Pesquisa com 4,7 mil pessoas mapeou desejos e identificou o que os brasileiros consideram essencial para transformar sonhos em realidade.

7 de fevereiro de 2026

Michael Sampietro e Larissa Feitosa passaram a guardar dinheiro mensalmente em uma conta específica para o casamento

“Qual conquista você mais deseja realizar em 2026?” Você já deve ter se feito essa pergunta e tem ajudado a revelar prioridades que vão da compra da casa própria à organização financeira para planos de vida mais amplos.

A prova disso é uma pesquisa feita pela Tecban, que é uma empresa de soluções para o ecossistema financeiro, onde mostra que a casa própria é o principal objetivo para este ano, citada por 25,6% dos entrevistados.

Em seguida aparecem a abertura do próprio negócio (23,2%), poupar dinheiro (13,9%), viajar e quitar dívidas (13,5%), comprar carro ou moto (8,3%) e investir em estudos (1,6%).

Pesquisa

O levantamento faz parte do “Projeto Metas 2026” e foi realizado entre 26 e 31 de janeiro, nos caixas eletrônicos do Banco24Horas em todo o país, com participação de 4,7 mil pessoas. Além de mapear desejos, a pesquisa também identificou o que os brasileiros consideram essencial para transformar sonhos em realidade.

Na lista, crédito mais acessível (33,7%), renda extra (24,8%) e planejamento financeiro (15%) aparecem como os principais fatores. Também foram mencionados economizar (9%), apoio familiar (7,8%), educação financeira (5,7%) e investir (3,8%).

Poupar

O desenvolvedor de software Michael Sampietro é um exemplo desse planejamento contínuo para reter economias. Para 2026, ele quer ampliar o volume de dinheiro investido em relação ao ano anterior.

“Nunca posterguei. Meus pais sempre me ensinaram muito sobre a importância disso. Então invisto mensalmente e estou chegando nos meus objetivos aos poucos”, afirma. Em 2025, ele conseguiu trocar de carro e fazer uma viagem internacional sem comprometer o orçamento.

Para este ano, no entanto, o desafio é maior. “O que pode atrapalhar minhas metas são gastos altos, como o planejamento de um casamento para 2027 e mobiliar meu apartamento próprio ainda esse ano. Minha meta é gananciosa e meus gastos serão atipicamente altos. Se eu não tiver muito controle, sei que a meta não vai ser alcançada”, afirma.

Planejamento

Entre os entrevistados, o planejamento para eventos marcantes da vida também aparece como motivação para economizar. A jornalista Larissa Feitosa conta que sempre teve o hábito de juntar dinheiro, mas sem manter constância.

“Eu sempre juntei, mas também nunca tive dó de usar na primeira oportunidade. Então, mesmo tendo reserva, ela nunca seria suficiente se alguma emergência acontecesse”, relata.

A mudança veio com novos planos pessoais. “Fiquei noiva no ano passado e quero viajar para comemorar a lua de mel em 2027, além de fazer uma festa para reunir amigos e família. Para isso, eu e meu noivo precisamos guardar muito dinheiro”, explica.

Desde agosto de 2025, o casal passou a guardar recursos mensalmente em uma conta específica para o casamento. A meta era atingir 80% do orçamento em um ano. Até janeiro de 2026, já haviam alcançado cerca de 40%. “Até o momento, tudo tem dado certo e temos guardado dinheiro religiosamente todo mês”, afirma.

Obstáculo

Larissa reconhece que o principal obstáculo sempre foi o uso das próprias economias. “Se eu juntasse R$ 10 mil em um ano, não teria pena nenhuma de gastar praticamente tudo no fim do ano. Isso tornava o processo lento.” Situações inesperadas também reforçaram a necessidade de organização.

“No ano passado, tive problemas de saúde e mortes na família, que exigiram gastos altos e imprevistos. Isso me fez entender que não podia mais comprometer tanto a minha reserva”, pondera.

Para 2026, ela estabeleceu uma meta objetiva: poupar pelo menos 20% do salário mensalmente. “Antes, o valor era sempre variável. Sei que nem sempre vou conseguir atingir essa porcentagem, mas se, mesmo assim, conseguir guardar alguma coisa todos os meses, já me sentirei satisfeita”, afirma.

Saiba também: Pesquisa mostra renda mensal dos sonhos dos brasileiros

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.