quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026
Procura estágio? Goiás tem mais de 1 mil vagas abertas

Procura estágio? Goiás tem mais de 1 mil vagas abertas

Educação, administração e ensino médio são as áreas com mais vagas disponíveis

11 de fevereiro de 2026

Pedro Henrique Teles Silva conseguiu vaga de estágio através do IEL e hoje trabalha no administrativo da empresa

Quem está em busca de uma vaga no mercado de trabalho tem oportunidade de começar pelo estágio.  Em Goiás, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Goiás) e no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), há mais de mil vagas.

O início do ano tem se mostrado fértil também para a inclusão de estudantes em campos de estágio, com aumento expressivo em relação ao ano passado. O IEL relatou crescimento de 22% de estudantes em campo de estágio neste início de ano em relação ao mesmo período no ano passado. Já o CIEE registrou alta de 7%.

IEL Goiás

Em janeiro deste ano, 3.071 estudantes foram inseridos em campo de estágio pelo Programa de Estágio do IEL Goiás. O número supera em 22% o de um ano atrás, quando 2.507 alunos iniciaram atividades por meio do Instituto. A expectativa é que sejam firmados mais de 22,5 mil Termos de Compromisso de Estágio (TCEs) até o fim deste ano, um volume semelhante ao registrado em 2025.

Em janeiro deste ano, 3.071 estudantes foram inseridos em campo de estágio pelo   IEL Goiás

O número de estudantes inseridos em campo de estágio em janeiro deste ano supera, inclusive, a projeção do IEL, que era de 2.812. A expectativa para este mês é que mais 3.375 alunos sejam inseridos em campo de estágio. Março e agosto também são meses em que há maior procura por parte dos estudantes e maior oferta e diversidade de vagas oferecidas pelas empresas.

Momento favorável

Para Tarciana Nascimento, gerente de Gente e Talentos do IEL Goiás, o desempenho sinaliza um contexto favorável aos estudantes e às empresas. “Os números de janeiro nos surpreenderam positivamente pela dinâmica e pela qualidade das colocações, o que aponta para um ano promissor de crescimento sustentável e fortalecimento da relação entre educação e mercado”, afirma Tarciana.

No IEL, são 814 vagas de estágio abertas em Goiás, sendo 608 em Goiânia e 206 no interior. As áreas com maior número de vagas são Ensino Médio (117 vagas), Administração (114), Pedagogia (83) e Marketing (64).

CIEE

De acordo com a supervisora de atendimento do CIEE de Goiás, Lilian Alencar, houve um aumento percentual de 7% no número de vagas de estágio em comparação com o mesmo período do ano passado. “Esse crescimento reflete uma recuperação do mercado e uma crescente valorização do papel do estagiário como parte essencial das equipes”, afirmou.

No CIEE Goiás, estão disponíveis 332 oportunidades, distribuídas entre empresas privadas, instituições de ensino e órgãos públicos parceiros da entidade. As áreas com maior número de vagas são educação, que lidera com 108 oportunidades, seguida por ensino médio (87), administrativa (51) e campo do direito (29).

No CIEE Goiás, estão disponíveis 332 oportunidades, distribuídas entre empresas privadas, instituições de ensino e órgãos públicos

Outras áreas também aparecem, como contabilidade, farmácia e marketing. As vagas contemplam estudantes de níveis médio, técnico e superior e são atualizadas diariamente na plataforma do CIEE, de acordo com a demanda das empresas e instituições parceiras.

De acordo com Lilian, a expansão das oportunidades de estágio no início do ano ocorre já que muitos estudantes concluem seus estudos em dezembro e seus contratos de estágio terminam. 

“Isso cria uma necessidade de reposição de vagas por parte de empresas e instituições públicas. Além disso, o início do ano é um momento comum para reestruturação de equipes e lançamento de novos projetos, o que impulsiona a criação de novas oportunidades”, comentou a supervisora.

Resultado

Pedro Henrique Teles Silva é um dos estagiários que foi ajudado por esses programas de estágio e, atualmente, está empregado em sua área. Pedro estagiou na área administrativa pois queria desenvolver habilidades e experiências necessárias para o mundo dos negócios. Aos 22 anos, trabalha no próprio IEL como assistente administrativo na equipe de relacionamento com instituições de ensino.

“O estágio foi muito importante para entender como os processos funcionam e por que existem, criando uma base forte em conhecimentos”, disse Pedro Henrique. Para ele, pessoas que passam pelo IEL aprendem a se portar e se relacionar no ambiente corporativo. “Além disso, o IEL identifica quais são seus pontos fortes e te capacita para se tornar um verdadeiro profissional”, destacou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.