segunda-feira, 29 de abril de 2024
Pet shops, agronegócio e oficinas reduzem perdas

Pet shops, agronegócio e oficinas reduzem perdas

Apesar das medidas de isolamento social têm impactando fortemente os pequenos negócios, pesquisa do Sebrae mostra que alguns segmentos têm reduzido o volume das perdas nas últimas semanas. Enquanto, no geral, a perda média na primeira semana de maio foi de 60%, segmentos como pet shops e serviços veterinários (- 35%), agronegócio (- 43%) e […]

25 de maio de 2020

Apesar das medidas de isolamento social têm impactando fortemente os pequenos negócios, pesquisa do Sebrae mostra que alguns segmentos têm reduzido o volume das perdas nas últimas semanas. Enquanto, no geral, a perda média na primeira semana de maio foi de 60%, segmentos como pet shops e serviços veterinários (- 35%), agronegócio (- 43%) e oficinas e peças automotivas (- 48%) conseguiram frear o ritmo de perdas. A flexibilidade das restrições econômicas, além de que estes segmentos não costumam gerar grandes aglomerações de clientes e as adaptações feitas pelos empresários (como maior presença nas redes sociais e uso do sistema de delivery) para tentar aumentar as receitas são apontados como os principais fatores para reverter a queda do faturamento.

Segundo a última pesquisa do Sebrae, até os setores mais prejudicados pela crise mostraram uma leve recuperação em relação às edições anteriores, ocorridas entre 19 e 23 de março e entre 4 e 7 de abril. O turismo, por exemplo, chegou a apresentar uma queda de quase 90% em março, um mês após o registro do primeiro caso da doença no Brasil, já em maio verificou retração de 75%. De acordo com o analista do Sebrae, Rafael Moreira, esse movimento ocorre principalmente porque os pequenos negócios começaram a se reinventar e buscar novas formas de gerar receitas.

“Muitos empresários e consumidores estão aprendendo a navegar nesse novo normal. No setor de turismo, por exemplo, a gente vê hotéis que estão alugando seus quartos para as prefeituras que precisam isolar profissionais da saúde e grupos de risco. Outro movimento que cresce é o de consumidores que começaram a organizar viagens para o próximo semestre ou para o próximo ano, principalmente para destinos mais próximos de sua casa”, explica.

Outros setores bastante afetados pela crise são a economia criativa (eventos, produções etc.), que chegou a registrar redução de 86% (março) do seu faturamento semanal e, em maio, conseguiu reduzir um pouco essa perda, para 77%. As academias tiveram um impacto maior em abril, com uma queda de 87%, e em maio passaram por uma leve recuperação, chegando a registrar 72% de perda. “São setores que têm como característica em comum as aglomerações. Então, o nível de risco é alto e, no geral, as pessoas ainda não têm confiança para voltar a ir a shows e a frequentar academias”, comenta Rafael Moreira. “Esses são os setores que mais precisam se reinventar. A gente tem visto por aí muitos artistas fazendo lives e também academias e personaltrainers oferecendo seus serviços de modo online, o que ajudou bastante nessa recuperação”, complementa.

DICAS PARA ENFRENTAR A CRISE

Segurança sanitária
Mostre ao consumidor quais medidas de segurança e protocolos de higienização está adotando em seu estabelecimento. Quanto mais segurança você passar para o seu público, mais ele consumirá os seus produtos sem preocupações.

Online
Invista nas plataformas de vendas online para dar uma maior capilaridade ao seu negócio. Mas, antes, pesquise e avalie as plataformas que melhor se encaixam no perfil do seu negócio.

Mídias sociais
Invista na divulgação em várias plataformas, como Instagram, Youtube e WhatsApp profissional.

Delivery
A entrega em domicílio é uma das maiores tendências nesse momento, principalmente para negócios na área de alimentação e bebidas. Mas, antes de aderir, entenda quais são os tipos de delivery oferecido pelas empresas e as taxas cobradas por cada um.

Pesquise e reinvente
Analise o seu público e procure entender quais as necessidades dele no momento. Ofereça soluções focadas nas necessidades atuais.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

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