terça-feira, 30 de abril de 2024
Patrick Herman: ”Europa está aberta aos negócios”

Patrick Herman: ”Europa está aberta aos negócios”

“A Europa está aberta aos negócios”. Este foi o recado dado pelo embaixador da Bélgica no Brasil, Patrick Herman, aos empresários goianos durante o terceiro webinar da série Intercâmbio Comercial: Incrementando os Negócios Bilaterais, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). O embaixador reforçou a importância do Acordo Comercial União Europeia – […]

11 de setembro de 2020

 Patrick Herman: “Todas as crises anteriores foram transformadas em oportunidades e dessa vez não será diferente”

“A Europa está aberta aos negócios”. Este foi o recado dado pelo embaixador da Bélgica no Brasil, Patrick Herman, aos empresários goianos durante o terceiro webinar da série Intercâmbio Comercial: Incrementando os Negócios Bilaterais, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). O embaixador reforçou a importância do Acordo Comercial União Europeia – Mercosul, que cria uma das maiores áreas de livre comércio do mundo. Hoje, a UE é o segundo maior parceiro comercial do Brasil, com fatia de 18,2% das transações de comércio exterior. No total, o comércio de bens ultrapassa a cifra dos 65 bilhões de euros..

Utilizando a metáfora da bola, relacionada aos esportes, o diplomata colocou em evidência as possibilidades que a Bélgica oferece aos empresários interessados em exportar produtos ou estabelecer adidos comerciais no país europeu. “Somos campeões no tênis, hóquei e futebol, mas vamos falar de uma bola diferente, a da economia mundial”, disse ao relatar a relevância da Bélgica no contexto mundial e europeu. Atualmente, o país está entre as 25 maiores economias do planeta, sendo considerado a capital da União Europeia, sobretudo pela localização geográfica privilegiada e por uma rede logística moderna e desenvolvida.

Segundo Patrick Herman, a expectativa da Bélgica, até março deste ano, era de crescimento de 1,2% da economia, com aumento de 5% do poder de compra do mercado interno para os próximos quatro anos, além de criação de 170 mil novos empregos e queda do desemprego para 5,4%. Entretanto, a pandemia do coronavírus mudou a conjuntura, que hoje prevê recessão de 4% e aumento de 20% da dívida pública. “Como o chocolate belga, uma bola importante é a da esperança, de retomada para um futuro mais doce. Todas as crises anteriores foram transformadas em oportunidades e dessa vez não será diferente. A Europa está aberta aos negócios”, frisou.

Mediador do webinar, o vice-presidente do Conselho Temático de Comércio Exterior (CTComex) da Fieg, William O’Dwyer, ressaltou que Goiás e Bélgica têm caminhado juntos em aspectos comerciais, culturais e humanos. “Mais de 40 mil cidadãos goianos escolheram a Bélgica para ser sua segunda pátria”, disse. O presidente da Fieg, Sandro Mabel, destacou que a relação da Bélgica com o Brasil prioriza setores de cooperação como ciência, tecnologia e inovação, além de infraestrutura e logística. “Portanto, temos muito a ganhar, reciprocamente, com aproximação e consolidação de parceria”, ressaltou.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.