Especialista em marketing dará palestra nesta quarta-feira em Goiânia sobre educação financeira, dentro da programação da Semana do Cooperativismo.
“Ganhamos dinheiro, mas não gerimos. Queremos mostrar para nosso cooperado que a educação vai muito além da ponta do lápis”, afirma o especialista de marketing do Sicoob Unicentro Br, Antônio Neto. Ele dará palestra sobre Educação Financeira nesta quarta-feira (29), às 19 horas, no miniauditório da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, no Campus Samambaia, na Universidade Federal de Goiás (UFG), aos participantes da Semana do Cooperativismo 2022, promovida pelo Sistema OCB/GO.
Confira a entrevista exclusiva ao site EMPREENDER EM GOIÁS.
Educação financeira é um tema que demanda todo Brasil. Como você vê a possibilidade de capacitar os participantes?
No Brasil, falar de dinheiro é um tabu. Ganhamos dinheiro, mas não gerimos. Queremos mostrar para nosso cooperado que a educação vai muito além da ponta do lápis. É comportamento e vamos buscar entender o porquê consumimos. Essa temática leva à compreensão até atingir uma gestão assertiva e se tornar um investidor. Lembrando que não existe fórmula mágica. Existem caminhos e eles serão abordados.
O tema vai em total encontro ao que é o cooperativismo, não é mesmo?
O tema está totalmente atrelado com os fundamentos do cooperativismo. Dentro da essência, nós temos no nosso quinto princípio fundamental, a educação, formação e informação. Neste sentido, esse conhecimento pode colaborar e transformar realidades.
Com isso, a educação financeira ajudaria todo o sistema cooperativista?
O sucesso do cooperado é ótimo para a sociedade como um todo. O conhecimento gera um círculo virtuoso. Trabalhando com o nosso cooperado, ele com certeza levará adiante para a sociedade. É um ciclo de sucesso que pode ser compartilhado.
Embora tenha popularizado, como você disse, o tema ainda gera um desconforto. A palestra busca mudar isso?
Vamos buscar descomplicar o sistema financeiro brasileiro que é muito complexo. Termos e siglas, isso tudo afasta o consumidor em se aprofundar na temática. Pensando nisso, a fim de simplificar o entendimento, traduzido em termos e vivências, a palestra levará esses conhecimentos técnicos para uma aplicação no dia a dia.