Duas em cada dez pessoas (22%) que utilizaram aplicativos de apostas, as chamadas “bets”, no ano passado consideram a prática um investimento financeiro.
É o que revela a sétima edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o Datafolha.
Em 2023, cerca de 22 milhões de brasileiros (14% da população) declararam ter feito pelo menos uma aposta online.O percentual já é maior do que as aplicações na maioria dos produtos financeiros, como os fundos de investimento (4% da população), as moedas digitais (4%) e as ações (2%).
As principais motivações para o uso das bets, segundo as pessoas entrevistadas, são as chances deganhar dinheiro rápido em um momentode necessidade (40%) e a possibilidade de um grande retorno (39%). Também são considerados aspectos de entretenimento, como a diversão (26%) ou mesmo a emoção de apostar (25%).
Entre os 22% de apostadores que consideram as bets um investimento financeiro (percentual que representa cerca de cinco milhões de pessoas), a maioria é do sexo masculino e pertence à classe D/E (25%).
Essa é também uma percepção maior entre os boomers (pessoas de 63 anos ou mais em 2023), com 38% seguidos da geração X (43 a 62 anos), com 27%, geração Z (16 a 27 anos), com 24%, e, por último, os Millennials (28 a 42 anos),com 17%.
“Muita gente mencionou as bets como uma alternativa aos investimentos, por isso, resolvemos incluir perguntas sobre o tema no Raio X do Investidor Brasileiro. E a pesquisa revelou que há uma parcela relevante da população confundindo jogos de azar com produtos financeiros”, afirma Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da ANBIMA.
A sétima edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro entrevistou 5.814 pessoas das classes AB, C e DE, de 16 anos ou mais, nas cinco regiões do Brasil, entre 6 e 24 de novembro de 2023. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.