sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Microempreendedores estão mais confiantes

Microempreendedores estão mais confiantes

Indicador medido pelo Sebrae e pela FGV variou positivamente 3,5 pontos, impulsionado, principalmente, pelo resultado da Indústria de Transformação

18 de julho de 2024

Os  microempreendedores individuais (MEIs) estão mais confiantes. É o que revela pesquisa realizada em junho passado pelo Sebrae e Fundação Getulio Vargas (FGV)  em relação ao mês de maio deste ano.

O IC-MEI variou, positivamente, 3,5 pontos, impulsionado, principalmente, pelo resultado da indústria de transformação, que cresceu 5,6 pontos, e do setor de Serviços, com crescimento de 4,3 pontos.

O índice é elaborado a partir do cruzamento entre a avaliação da situação atual e a tendência dos negócios e demanda prevista. Segundo o atual levantamento, entre os microempreendedores individuais houve uma alta de 5,3 pontos no Índice de Expectativa (variação de 124,2 pontos para 129,5).

Ela foi puxada, em especial, também pela elevação da expectativa dos MEI da Indústria (9,5 pontos), em comparação com o mês de maio. Enquanto isso, o indicador da situação atual avançou 1,7 ponto (de 69,6 para 71,3), na média geral.

Acerto

Para Décio Lima, presidente do Sebrae, a variação positiva no índice de confiança dos MEI confirma o acerto das políticas implementadas pelo governo federal, com destaque para aquelas voltadas ao segmento da Indústria.

O Sebrae é parceiro do governo federal no Programa Brasil Mais Produtivo, que somente no primeiro semestre alcançou mais de 26 mil empresas do setor da indústria.

“Aproximadamente 22 mil empresas foram orientadas pelos Agentes Locais de Inovação (ALI) em relação à produtividade, enquanto 4 mil receberam capacitações sobre transformação digital”, comenta Décio.

Segundo ele, a retomada da indústria brasileira passa, necessariamente, pela valorização e resgate das pequenas empresas, uma vez que elas representam 95% do setor. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.