segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Startups goianas são selecionadas pelo BNDES

Startups goianas são selecionadas pelo BNDES

O programa BNDES Garagem 2024 oferece apoio para startups comprometidas com a resolução de desafios socioambientais.

5 de novembro de 2024

Olegário Marinho, CEO da startup Sappens: “A participação no BNDES Garagem é de extrema importância para dar visibilidade à plataforma”

Três startups goianas vão participar do BNDES Garagem 2024. O programa gratuito oferece apoio a empreendedores e startups comprometidos com a resolução de desafios socioambientais. Ao todo, o banco federal selecionou 100 negócios. Divididos no módulo de criação – para ajudar nos primeiros passos do negócio – e no módulo de tração – para expansão de empreendimentos já existentes.

Neste último módulo está a Sappens Educação, voltada para a melhoria da educação e dos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Segundo Olegário Marinho, CEO da startup, a participação no BNDES Garagem é de extrema importância para dar visibilidade à plataforma. Além do fato do projeto ter potencial para se tornar referência no Brasil todo.

“Esse é o grande desafio: dar visibilidade para a plataforma, mostrar que a gente existe, para que ela possa se tornar referência no ensino em Goiás e no Brasil também”, frisa.

Sappens

A plataforma é acessada através de login e senha, por professores e alunos. Disponibiliza aulas interativas, em formatos de vídeos curtos, para ajudar no conhecimento livre da aula que o professor ministrou.

A partir disso, geram-se dados, coletados e analisados por Inteligência Artificial (IA). Nisso, um relatório ajuda a identificar quaisquer dificuldades dos alunos e a solução para reverter o cenário.

“Para os alunos que têm mais dificuldade, é realizada uma aula de reforço, para que eles possam ir melhorando as etapas que estão com dificuldades e o ponto específico que ele tem mais dificuldade. Porque, muitas vezes, a criança acha que não sabe nada de matemática, mas, na verdade, ela não sabe um ponto da matemática. Então, nosso trabalho é reforçar aquele ponto que ela precisa de reforço de fato, analisando de forma bem pontual”, pontua.

Plataforma

Além disso, a plataforma também está sendo atualizada com o conceito socioemocional, para pegar cenários de bullying e evitar a evasão escolar de crianças que deixam de estudar por morarem longe da escola. A Sappens pode atender escolas públicas e particulares.

A plataforma conta com 15 clientes e mais de 12 mil acessos disponíveis. Dentre os clientes, está uma escola de inglês em Miami, nos Estados Unidos. Ao todo, são 15 funcionários e três sócios: além de Olegário, tem ainda Hugo Costa, que é o diretor pedagógico, e Fernando Waisberg, que é diretor de conteúdo e foi um dos produtores do Telecurso 2000, programa de ensino que era exibido de madrugada na TV Globo.

Outras startups

Além da Sappens, o programa do BNDES ainda beneficia a Geoinova, que utiliza a IA para monitorar áreas por imagens de satélite e detectar anomalias. Como desmatamento, queimadas e enchentes para ajudar na preservação ambiental e na resolução dos problemas.

Outra startup goiana escolhida é a Biotecland, que oferece o Primafert. Trata-se de um insumo natural derivado de microalgas que melhora a qualidade do solo para promover a resistência das plantas e aumentar a produtividade agrícola.

Leia também: Startup goiana BioUs está entre as 3 melhores do país

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.