O preço médio do frete por quilômetro rodado no País voltou a registrar alta em maio. O valor médio nacional passou de R$ 7,34 para R$ 7,43. Registrando, assim, alta de 1,23% em relação a abril e interrompendo uma sequência de dois meses em queda.
De acordo com dados do Índice de Frete Rodoviário da Edenred Frete (IFR), com base em dados da plataforma Edenred Repom, divulgados nesta quinta-feira (12/6).
Embora o preço do diesel tenha registrado retração média de 2,5% em maio, segundo o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), ainda não teve reflexo nos valores praticados para o frete rodoviário.
“Mesmo com o diesel mais barato, o valor do frete demonstrou leve alta. Isso se deve ao fato de que durante o mês de maio alguns segmentos tiveram aumento na demanda. Mas, principalmente, pelo fato de que a taxa Selic subiu para 14,75%, logo no começo do mês”, avalia Vinicios Fernandes, diretor da Edenred Frete.
“Com o aumento dos prazos de pagamentos no setor de transportes, cada vez mais a taxa de juros tem se tornando uma variável importante na formação do preço do frete”, frisa.
Entretanto, a nova tabela com piso mínimo reajustado para baixo pela ANTT deve ter impacto no custo do frete nos próximos meses. Mas como foi publicada no fim do mês (dia 29) passado, os efeitos devem começar a aparecer ainda nas próximas semanas.
O cenário econômico também pode influenciar o comportamento do frete nos próximos meses. Segundo o Índice de Gerentes de Compras (PMI), a indústria brasileira registrou retração em maio pela primeira vez em 17 meses, impactada pela baixa demanda.
“Esse desempenho da indústria pode influenciar o ritmo de contratações no setor de transporte nos próximos meses. Por outro lado, o setor agropecuário projetou uma recuperação de produtividade para o novo ciclo 2024/25, o que pode movimentar o mercado de fretes nos próximos meses”, avalia Vinicios Fernandes.
O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição é levantada com base nos dados exclusivos das 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Edenred Repom.